Abstract: | A partir da análise de duas obras, o romance Frankenstein, de Mary Shelley, e sua adaptação para graphic novel, de Junji Ito, este trabalho busca investigar como ocorre o processo criativo de cada autor, considerando as diferenças e semelhanças entre as obras em função da mudança de tempo, lugar e gênero narrativo, além das influências dos próprios autores. Processos criativos são únicos e pessoais; analisá-los a partir de duas obras que foram produzidas por autores tão distantes entre si prova que, embora a história seja a mesma, cada obra é um reflexo delineado de seu autor e sua vida. A estruturação do trabalho divide-se em dois segmentos principais, sendo um teórico e outro criativo. O teórico expõe a análise e o estudo sobre o tema central da pesquisa, e o criativo refere-se ao desenvolvimento da parte de criação, que neste caso é uma história em quadrinhos. Fundamentando-se em entrevistas e documentários, além de livros como Mulheres Extraordinárias: As criadoras e a criatura, de Charlotte Gordon (2020) e Quadrinhos e Arte Sequencial, de Will Eisner (2010) a parte teórica consiste em um ensaio com breves biografias de Shelley e Ito, seguidas de análises investigativas sobre a forma como cada um trouxe Frankenstein à vida; o ensaio estende-se até a exploração de meu próprio processo criativo, que se conecta com a segunda parte do trabalho: o roteiro da minha história em quadrinhos. A trama se desenrola em uma comédia romântica que narra a aventura de Ares e Charlotte; o casal é enviado ao casarão onde Shelley criou Frankenstein pelo chefe da empresa de games na qual trabalham, e são magicamente transportados para dentro do livro da autora. Sem entender como chegaram lá, os dois são forçados a viver a história criada por Shelley enquanto tentam descobrir como voltar ao mundo real. Departing from the analysis of two works, Mary Shelley’s novel Frankenstein and its graphic novel adaptation by Junji Ito, this paper aims to investigate how each author’s creative process develops, considering the differences and similarities between the works due to the change in time, place and narrative genre, as well as the influences of the authors themselves. Creative processes are unique and personal, and analyzing them based on two works produced by authors so far apart proves that, although the story is the same, each work is a reflection of its author and their life. The structure of the work is divided into two main segments, one theoretical and the other creative. The theoretical section sets out the analysis and study of the central theme of the research, and the creative section refers to the development of the creative part, which in this case is a comic book. Based on interviews and documentaries, as well as books such as Extraordinary Women: The Creators and the Creature, by Charlotte Gordon (2020), and Comics and Sequential Art, by Will Eisner (2010), the theoretical part consists of an essay with brief biographies of Shelley and Ito, followed by investigative analyses of how each brought Frankenstein to life; the essay extends to an exploration of my own creative process, which connects with the second part of the work: the script for my comic book. The plot unfolds in a romantic comedy that chronicles the adventure of Ares and Charlotte; the couple is sent to the mansion where Shelley created Frankenstein by the head of the games company where they work, and are magically transported into the author’s book. Without understanding how they got there, the two are forced to relive the story created by Shelley while trying to figure out how to get back to the real world. |