Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26873
Tipo: doctoralThesis
Título: Retratos das trajetórias educativas das mulheres estudantes e egressas da EJA/EPT do PROEJA do IFRS campus Porto Alegre
Autor(es): Gonçalves, Andréa Ribeiro
Orientador: Eggert, Edla
De la Fare, Mónica
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2024
Palavras-chave: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
MULHERES - EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
Resumo: Esta tese tem por objetivo compreender como os universos sociais (família, trabalho e escola) atuam na incorporação das disposições que formam as trajetórias sociais das mulheres trabalhadoras estudantes e egressas da EJA/EPT do PROEJA do IFRS campus Porto Alegre. O percurso empreendido partiu de uma pesquisa bibliográfica e exploratória de abordagem qualitativa que fundamenta os conceitos e compõe o marco teórico a partir da perspectiva da Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu, enfocando o campo escolar e o subcampo EJA/EPT em diálogo com os aspectos teóricos dos Patrimônios Individuais de Disposições e Retratos Sociológicos de Bernard Lahire, em uma bricolagem com as Teorias Feministas e os Estudos de Gêneros, somadas às leituras da Educação Popular em Paulo Freire e bell hooks. A empiria foi produzida a partir das entrevistas com cinco mulheres que são ou foram estudantes da EJA/EPT, o que embasou a elaboração dos retratos das trajetórias educativas delas, possibilitando a compreensão de fenômenos sociais relacionados ao afastamento ou prolongamento da trajetória escolar de mulheres empobrecidas. As principais descobertas expõem a naturalização da violência contra a mulher e a cobrança social das atividades de cuidados exclusivamente da mulher. Denuncia as artimanhas do patriarcado na manutenção do homem em espaços de representatividade e conclui com a reflexão sobre a necessidade de políticas públicas que estimulem e possibilitem a mobilidade social, considerando a educação uma alavanca e uma ferramenta de luta contra a violência a qual mantém as mulheres em espaços subalternos.
This thesis aims to understand how social universes (family, work and school) act in the incorporation of dispositions that form the social trajectories of working women students and graduates of EJA/EPT of PROEJA of IFRS campus Porto Alegre. The path undertaken started from a bibliographical and exploratory research with a qualitative approach that underlies the concepts and composes the theoretical framework, from the perspective of Pierre Bourdieu's Field Theory, focusing on the school field and the EJA/EPT subfield in dialogue with the theoretical aspects of “Individual Heritages of Dispositions” and Sociological Portraits by Bernard Lahire, in a bricolage with Feminist Theories and Gender Studies, added to readings of Popular Education in Paulo Freire and bell hooks. The empirical work was produced based on interviews with five women who are or were EJA/EPT students, which supported the elaboration of portraits of their educational trajectories, enabling the understanding of social phenomena related to the withdrawal or extension of women’s school trajectory of impoverished women. The main findings expose the naturalization of violence against women and the social demand for care activities exclusively for women. Denounces the tricks of patriarchy in keeping men in spaces of representation and concludes witch the need for public policies that encourage and enable social mobility, considering education a lever and the fighting tool against violence that keeps women in subordinate spaces.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26873
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