Resumo: | Neste artigo, objetivamos apontar os elementos constitutivos que posicionam o documentário jornalístico em um novo lugar com a ascensão do streaming. Estabelecemos critérios de análise básicos que servem como ferramentas teóricas para definir e caracterizar o documentário como produto jornalístico. Destacamos a liberdade criativa do gênero como ampliação de possibilidades de aprofundamento do factual. A partir de um processo de categorização, fundamentado pela Análise Conteúdo (BARDIN, 1977) contemplamos os múltiplos elementos que compõe a narrativa do objeto de estudo, a série documental Vale o Escrito: A Guerra do Jogo do Bicho. A pesquisa foca tanto no conteúdo quanto no formato do documentário, ou seja, a série como um todo. Para a análise, autores como Nilson Lage (2008), Luiz Pereira (2010), Guilherme Rezende (2000) e Consuelo Lins (2008) sustentam as questões técnicas do documentário. Enquanto, Manuela Penafria (2010), Cristina Melo (2002) e Ana Francisca Simões (2021) sustentam a análise da narrativa e do olhar da peça jornalística. A partir disto, sustentamos que o documentário, aliado às novas plataformas de distribuição digital, traz um novo lugar ao jornalismo que possibilita a expansão do público e do produto. In this article, we aim to identify the constituent elements that position journalistic documentaries in a new context with the rise of streaming platforms. We establish basic analytical criteria that serve as theoretical tools to define and characterize documentaries as journalistic products. We highlight the creative freedom of the genre as expanding the possibilities for in-depth exploration of factual content. Through a categorization process grounded in Content Analysis (BARDIN, 1977), we encompass the multiple elements that compose the narrative of the study object, the documentary series "Vale o Escrito: A Guerra do Jogo do Bicho". The research focuses on both the content and format of the documentary series as a whole. For the analysis, authors such as Nilson Lage (2008), Luiz Pereira (2010), Guilherme Rezende (2000), and Consuelo Lins (2008) contribute to the technical aspects of documentary filmmaking. Meanwhile, Manuela Penafria (2010), Cristina Melo (2002), and Ana Francisca Simões (2021) contribute to the analysis of narrative and the journalistic perspective. From this standpoint, we argue that documentaries, coupled with new digital distribution platforms, are redefining journalism by expanding both audience and product reach. |