Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26877
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFinger, Cristiane-
dc.contributor.authorLima, Hector Prates de-
dc.date.accessioned2024-12-03T11:40:57Z-
dc.date.available2024-12-03T11:40:57Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26877-
dc.description.abstractNeste trabalho, buscamos identificar e analisar um novo nicho do jornalismo esportivo, o jornalismo nos eSports. Atualmente, alguns veículos de imprensa já dedicam espaços exclusivos para o tema, que vem crescendo com o passar do tempo. A partir disso, para o desenvolvimento da pesquisa, propomos o objetivo de analisar a cobertura jornalística feita pela Riot Games, no Valorant Champions Istanbul. Para realizar essa pesquisa, foi adotada uma abordagem metodológica baseada na Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2016). Conceitos técnicos sobre o tema de Ferraretto (2000) e Schinner (2014) foram aplicados e a partir desses conteúdos, foi feita a análise. Os resultados identificam que a Riot Games se inspira nas transmissões desportivas tradicionais, utilizando recursos e técnicas semelhantes ao que já é utilizado na televisão. Ainda assim, é nítido que há aspectos em que a empresa inova na sua transmissão.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper, we seek to analyze, identify and clarify a "new" niche in sports journalism: eSports journalism. Despite being a relatively new topic, different media outlets and broadcasters are already working with spaces dedicated exclusively to the subject. In order to carry out this research, we set ourselves the objective of analyzing the journalistic coverage provided by Riot Games at Valorant Champions Istanbul. Bibliographical research was carried out on sports journalism, eSports and a complete analysis of the last day of the competition's broadcast, in comparison with broadcasts of sports considered to be more traditional. To carry out this research, a methodological approach based on content analysis was adopted. This research is based on renowned authors such as Ferraretto and Schinner, in order to contextualize the results found in the analysis. The results identify a similarity, in parts, between traditional broadcasts and Riot Games coverage.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectJORNALISMO ESPORTIVOpt_BR
dc.subjectESPORTSpt_BR
dc.subjectVALORANTpt_BR
dc.subjectCOBERTURA JORNALÍSTICApt_BR
dc.subjectTRANSMISSÃOpt_BR
dc.subjectSPORTS JOURNALISMen_US
dc.subjectNEWS COVERAGEen_US
dc.subjectBROADCASTen_US
dc.titleJornalismo e eSports: uma análise da cobertura da Riot Games do Valorant Champions Istanbulpt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2024/1-
dc.degree.graduationJornalismo-
Aparece nas Coleções:TCC Jornalismo

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_1_HECTOR_PRATES_DE_LIMA_TCC.pdfTexto completo24,5 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.