Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26877
Type: Monografia
Title: Jornalismo e eSports: uma análise da cobertura da Riot Games do Valorant Champions Istanbul
Author(s): Lima, Hector Prates de
Advisor: Finger, Cristiane
Issue Date: 2024
Keywords: JORNALISMO ESPORTIVO
ESPORTS
VALORANT
COBERTURA JORNALÍSTICA
TRANSMISSÃO
SPORTS JOURNALISM
NEWS COVERAGE
BROADCAST
Abstract: Neste trabalho, buscamos identificar e analisar um novo nicho do jornalismo esportivo, o jornalismo nos eSports. Atualmente, alguns veículos de imprensa já dedicam espaços exclusivos para o tema, que vem crescendo com o passar do tempo. A partir disso, para o desenvolvimento da pesquisa, propomos o objetivo de analisar a cobertura jornalística feita pela Riot Games, no Valorant Champions Istanbul. Para realizar essa pesquisa, foi adotada uma abordagem metodológica baseada na Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2016). Conceitos técnicos sobre o tema de Ferraretto (2000) e Schinner (2014) foram aplicados e a partir desses conteúdos, foi feita a análise. Os resultados identificam que a Riot Games se inspira nas transmissões desportivas tradicionais, utilizando recursos e técnicas semelhantes ao que já é utilizado na televisão. Ainda assim, é nítido que há aspectos em que a empresa inova na sua transmissão.
In this paper, we seek to analyze, identify and clarify a "new" niche in sports journalism: eSports journalism. Despite being a relatively new topic, different media outlets and broadcasters are already working with spaces dedicated exclusively to the subject. In order to carry out this research, we set ourselves the objective of analyzing the journalistic coverage provided by Riot Games at Valorant Champions Istanbul. Bibliographical research was carried out on sports journalism, eSports and a complete analysis of the last day of the competition's broadcast, in comparison with broadcasts of sports considered to be more traditional. To carry out this research, a methodological approach based on content analysis was adopted. This research is based on renowned authors such as Ferraretto and Schinner, in order to contextualize the results found in the analysis. The results identify a similarity, in parts, between traditional broadcasts and Riot Games coverage.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26877
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