Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2690
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dc.contributor.advisorPortal, Leda Lisia Franciosien_US
dc.contributor.authorLimeira, Juliana de Matos Quadrosen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:49:42Z-
dc.date.available2013-08-07T18:49:42Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2690-
dc.description.abstractProfessor é antes de tudo e em sua essência, Pessoa. Portanto, independentemente de sua trajetória, possui uma trajetória singular que se preencheu e se preenche das mais variadas experiências, nos mais diversos contextos do seu viver. Considerando que o professor é Pessoa torna-se contraditório querer desvincular o seu eu profissional do seu eu pessoal. Por meio de uma abordagem humanística foram desenvolvidas as relações e os caminhos que se traçou ao longo deste projeto. Para tanto, este estudo propôs a seguinte investigação central: Que experiências da trajetória de vida na formação profissional dos professores que trabalham junto a alunos com deficiência visual, contribuíram para constituir o docente em que se tornou? Como objetivo geral, propus: Questionar os professores que trabalham junto a alunos com deficiência visual no ISL sobre experiências de vida que construíram em sua formação profissional para constituírem o docente que hoje são. Por meio de uma pesquisa que utilizou como metodologia o paradigma qualitativo interpretativo, foram selecionados cinco professores como sujeitos da investigação, sendo três mulheres e dois homens que trabalham exclusivamente junto a crianças com deficiência visual de variados níveis de escolaridade (seja em atividade extra-classe ou na preparação para a inclusão em classes regulares), desde a Educação Infantil até o Nível Médio. Para suporte desta investigação, utilizei como instrumentos de pesquisa a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas. A análise de conteúdo das observações e entrevistas ocorreu por meio da análise textual qualitativa (Moraes, 2007).Ao concluir a pesquisa e analisar os dados, emergiram as seguintes categorias: Ser professor em um processo de “vida plena”; Emocionar-se na relação: um diálogo entre sentir, significar e fazer; Prática reflexiva: rompendo paradigmas; Encarando desafios na educação inclusiva: enfrentamento e transcendência. Essas categorias buscam apresentar a trajetória de vida dos professores entrevistados, as suas concepções com relação à pessoa, ao ensino-aprendizagem e a si próprio, demonstrando que aquilo que são em essência como pessoas caminha em unidade com aquilo que são como profissionais.pt_BR
dc.description.abstractA teacher is, first and foremost, a Person. Therefore, independently of his career pathway, he has one unique life pathway that was and is fulfilled in the most varied experiences, in the most diverse contexts of his living. Taking into account that a teacher is a Person, it becomes contradictory to divorce his professional self from his personal one. Through a humanistic approach, the relations and directions designed along this project have been developed. To achieve this goal, this work posed the following central investigation: Which experiences from the life pathway in the professional formation of teachers who work next to visually impaired students have contributed to make the professional they have become? As a general purpose, I proposed: to question teachers who work with visually impaired students at Santa Luzia Institute about life experiences they have built in their professional formation to be the educators they are today. Through a research that used the interpretative qualitative paradigm as a methodology, five teachers were selected as subjects of investigation, being them three women and two men who work exclusively with visually impaired children in the most different levels of schooling (in extra class activity or in the students’ preparation to be included in regular classes), from child education to high school. To support this investigation, participant observations and semi-structured interviews were used to gather the data. The content analysis in the observation and interviews was done through a qualitative textual analysis (Moraes, 2007).By concluding the research and analyzing the data, the following categories emerged: to be a teacher in a “full life” process; to get touched in the relation: a dialog between feeling, meaning and doing; reflexive praxis; breaking up with paradigms; facing challenges in inclusive education: coping and transcendence. These categories seek to present the life pathway of the interviewed teachers, their conceptions regarding person, teaching, learning and regarding themselves, showing that what they are in essence, as people, aligns with who they are as professionalsen_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectPESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL - EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectINCLUSÃO ESCOLARpt_BR
dc.subjectRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOpt_BR
dc.subjectRELATOS PESSOAISpt_BR
dc.subjectAFETIVIDADEpt_BR
dc.title(Re)conhecer-se: um percurso pelas experiências da trajetória de vida e nela a formação profissional do professor que exerce a sua docência junto a alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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