Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26925
Tipo: doctoralThesis
Título: Tomadas de posições de agentes estatais da rede estadual de educação do Rio Grande Do Sul
$$Bthe Position-Takings Of Agents Of The State Educational System Of Rio Grande Do Sul = Des Prises De Positions Des Agents Du Système D’Éducation Public Du Rio Grande Do Sul
Autor(es): Ortiz, Gabriel Santos
Orientador: Ferraro, José Luis Schifino
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2024
Palabras clave: PRÁTICA DE ENSINO
ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO
Resumen: A pesquisa desenvolvida para a construção desta tese teve como objetivo compreender como se caracterizam as tomadas de posições de agentes estatais na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, isto é, de agentes da Secretaria Estadual da Educação (SEDUCRS) e de agentes de três escolas da rede (gestores e professores) no município de Porto Alegre. Como referencial analítico, o estudo se baseou principalmente na construção teórica bourdiana, mas outros autores foram articulados para compreender o fenômeno investigado e analisar os dados. Inicialmente, em 2023, foi aplicado um questionário com professores de duas escolas estaduais de Porto Alegre. Em seguida, foram entrevistados alguns professores e gestores escolares dessas instituições e a direção de uma terceira escola que estava passando pelo processo de municipalização. Por fim, foram realizadas entrevistas com quatro profissionais com experiência de trabalho na SEDUCRS (três estavam no cargo durante o mandato do governador Eduardo Leite e uma havia atuado durante o mandato de José Ivo Sartori). A permanência no campo parece induzir os professores da rede a cultivarem uma prática desmotivada e displicente frente às demandas da mantenedora, tendo em vista as condições de trabalho precárias e a descrença nas intenções das propostas. Os profissionais da SEDUCRS costumam ser professores que preferiram sair da escola em busca de um ambiente de trabalho mais tranquilo, mas sua aproximação ao campo burocrático parece afastá-los da realidade da escola e alinhá-los aos valores e discursos do campo. Esses agentes, porém, também acabam embricados em uma complexa rede de relações de poder que os impede de trabalhar como gostariam. Ambos os lados estão constantemente teatralizando o oficial e ocultando a prática cotidiana real uns dos outros, criando um sentimento de distanciamento e desconfiança.Percebeu-se, ainda, que, nos últimos anos, a rede estadual de ensino tem sido muito influenciada por um setor do campo político que está profundamente alinhado com o campo econômico, implementando uma série de propostas que se aproximam da lógica neoliberal e gerencialista.
The research developed for the construction of this thesis aimed to understand how are characterized the position-takings state agents of the educational system of Rio Grande do Sul, i.e., agents of the State Department of Education (SEDUCRS) and agents (teachers and managers) of three schools of said system in Porto Alegre. As analytical framework, this study was primarily based on Bourdieu’s theoretical construction, although other authors were articulated in order to understand the investigated phenomenon and analyze the data. Initially, in 2023, a questionnaire was applied to teachers of two state schools in Porto Alegre. Then, teachers and school managers of these institutions and two managers of a third party (which was involved in a process of municipalization) were interviewed. Finally, four agents who have had experience working for the State Department of Education were also interviewed. Their permanence in the field seems to induce the teachers of the system to cultivate an unmotivated and careless professional performance in face of SEDUCRS’ demands. This is due to their precarious labor conditions and their disbelief in the intentions of the Department’s propositions. SEDUCRS’ workers usually are teachers who opted for leaving the school, searching for a calmer working environment, but their approach to the bureaucratic field seems to distance them from the school reality and align them with the field’s values and discourses. These agents, however, also get entangled in a complex network of power relations that prevent them from working as they wished. Both sides are constantly dramatizing the official and concealing their real everyday practice from each other, creating a feeling of detachment and distrust.It was noticed as well that the state educational system has been influenced by a sector of the politics field that is profoundly aligned with the economic field and is implementing a range of propositions that approach the neoliberal and managerialist logics.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26925
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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