Resumo: | O objetivo geral deste trabalho é analisar comparativamente o desempenho e a eficiência das velas de ignição de irídio em relação às velas convencionais (níquel-cobre), considerando aspectos como torque, potência e economia de combustível. Para isso, foi realizado um estudo experimental utilizando motores de combustão interna submetidos a testes em dinamômetro e ensaios de rodagem, com gasolina e etanol como combustíveis. A metodologia incluiu a medição de torque, potência, consumo de combustível e inspeções para avaliar a durabilidade das velas sob condições controladas e de estresse. Os resultados demonstraram que as velas de irídio superaram as velas de níquel em todos os aspectos avaliados. Com gasolina comum, as velas de irídio apresentaram ganhos de 2,4% no torque máximo (10,45 kgf.m contra 10,21 kgf.m) e 3,2% na
potência máxima (78,17 whp contra 75,72 whp), além de um consumo 1,2% mais eficiente (16,40 km/L versus 16,20 km/L). Já com etanol, as velas de irídio registraram torque máximo de 11,06 kgf.m e potência máxima de 81,34 whp, superiores aos valores das velas de níquel. O consumo com etanol também foi levemente melhor com velas de irídio (11,67 km/L contra 11,56 km/L). Em ambas as situações, as velas de irídio apresentaram maior linearidade nas curvas de torque e potência, indicando eficiência superior na queima do combustível. Comparando os combustíveis, a gasolina demonstrou maior eficiência em termos de autonomia, com um consumo cerca de 40% superior ao do etanol. No entanto, o etanol destacou-se em desempenho, alcançando os maiores valores de torque e potência, especialmente quando combinado com velas de irídio. Esses resultados evidenciam a versatilidade das velas de irídio, que mostraram-se vantajosas tanto para usuários que priorizam autonomia quanto para aqueles que buscam maior desempenho. Por fim, o estudo
reafirma a superioridade técnica das velas de irídio, apontando seu potencial como uma solução eficiente e durável para motores de combustão interna. |