Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26968
Tipo: masterThesis
Título: Programa de monitoria: uma análise sobre as implicações do atendimento híbrido em uma instituição de ensino superior
Autor(es): Jacobi, Carla Francini Fagundes
Orientador: Oliveira, Luciano Denardin de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2024
Palabras clave: MATEMÁTICA - ENSINO
CÁLCULO INTEGRAL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
EDUCAÇÃO
Resumen: Este estudo teve por objetivo compreender as percepções dos docentes, monitores e acadêmicos acerca do atendimento híbrido do Programa de Monitoria, da disciplina de Cálculo - Limites e Derivadas, em uma IES da região metropolitana de Porto Alegre, RS. Os participantes da pesquisa foram os docentes, monitores e os acadêmicos diretamente envolvidos no Programa de Monitoria. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados coletados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2020). Da análise dos dados emergiram quatro categorias finais: flexibilidades no Programa de Monitoria com o atendimento híbrido; implicações para o ensino e aprendizagem no Programa de Monitoria; relacionamento interpessoal envolvendo o Programa de Monitoria; recursos tecnológicos no Programa de Monitoria. Constatou-se que o atendimento híbrido proporcionou uma maior flexibilidade no Programa de Monitoria, oportunizando que os atendimentos acontecessem em tempos e espaços diversificados. Também possibilitou que os estudantes dos polos recebessem auxílio e participassem do Programa como monitores, podendo ser beneficiados com a monitoria remunerada. .Evidenciou-se que o monitor desempenha um papel de suporte ao docente, permitindo que os estudantes esclareçam suas dúvidas em momentos extraclasse, oportunizando a aprendizagem colaborativa. Contudo, para que esse processo de aprendizado ocorra, é essencial que o estudante tenha comprometimento, autonomia, responsabilidade e interesse em relação ao seu próprio desenvolvimento acadêmico. Percebeu-se que o baixo aproveitamento da matemática na Educação Básica tem impactos negativos no progresso acadêmico, tornando necessário o auxílio do monitor para revisar conceitos propedêuticos. Constatou-se a relevância dos recursos tecnológicos disponíveis no Programa de Monitoria para o atendimento híbrido. A utilização de um aplicativo de mensagem instantânea dinamizou o processo de interação Programa-estudantes, enquanto recursos digitais como Jamboard, Paint e o OneNote qualificaram os atendimentos dos monitores.
This study had the aim to understand the perceptions of the professors, teaching assistants and students of the hybrid model of the Teaching Assistant Program of the Calculus - Limits and Derivatives subject in a HEI in the metropolitan area of Porto Alegre, RS. The subjects of the research were the professors, teaching assistants and students directly involved in the Teaching Assistant Program. Semi-structured interviews were used as data collection instrument. Analysis of the collected data was performed by Textual Discourse Analysis (Moraes; Galiazzi, 2020). Four final categories emerged from the data analysis, namely: flexibilities in the Teaching Assistant Program with hybrid model; implications for teaching and learning in the Teaching Assistant Program; interpersonal relationship involving the Teaching Assistant Program and technological resources in the Teaching Assistant Program. It was observed that the hybrid model provided greater flexibility in the Teaching Assistant Program, which enabled the appointments to occur in diverse time and premises. Additionally, it made possible that students from the campi received help and participated in the Program as Teaching Assistants, being able to benefit from a paid Teaching Assistant position. .There was evidence that the teaching assistant plays a supporting role to the professor, in a way that students are able to clarify their doubts in outside the classroom moments, establishing opportunities for collaborative learning. However, in order to have this learning process going on, it is crucial that the student is committed, independent, responsible and interested in his/her own academic development. It was observed that the low scores in math in Basic Education present a negative impact in academic progress, which makes the teaching assistant’s help necessary for review of propaedeutic concepts. It was stated the relevance of technological resources available in the Teaching Assistant Program for the hybrid model. The use of an instant messaging app made the teaching assistants-students interaction process more dynamic, while digital resources such as Jamboard, Paint and OneNote improved the quality of the teaching assistants’ help.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26968
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000509584-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,02 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.