Resumen: | Esta investigação teve como objetivo construir indicadores qualitativos, baseados na Neurociência Cognitiva, para os docentes efetivarem o planejamento, o acompanhamento e a avaliação de aulas de Matemática da Educação Básica a partir de metanálise qualitativa. O substrato teórico foi organizado a partir de temáticas consideradas fundamentais à compreensão da Neurociência Cognitiva, cujo escopo são as questões relacionadas à cognição e aprendizagem, no caso particular desta tese, da matemática. Desse modo, anatomia e fisiologia cerebral, atenção, memória, motivação, emoção e funções executivas foram os tópicos que deram sustentação teórica para o estudo apresentado. Metodologicamente, trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo metanálise qualitativa. Os dados foram artigos avaliados por pares, originados a partir de três buscadores e/ou bancos de dados (Google Acadêmico, Web of Science e Scopus) e em três idiomas (português, inglês e espanhol), selecionados, fazendo o uso de uma estrutura de busca previamente elaborada e aplicando-se critérios de inclusão e exclusão estabelecidos.Desse modo, foram eleitos 47 artigos para compor o corpus de investigação, cujos dados foram tratados, utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD) como método de análise. A partir da leitura, foram selecionadas 844 unidades de sentido, os quais foram organizadas em quatro categorias emergentes: (1) Indicadores originados da Neurociência e a sua relação com a aprendizagem de Matemática; (2) Indicadores originados da Neurociência e a sua relação com a ação pedagógica; (3) Indicadores biológicos e a sua relação com a aprendizagem de Matemática; e (4) A confluência entre as pesquisas neurocientíficas e os processos de ensino e aprendizagem de Matemática. Os resultados permitiram a emergência de um conjunto de indicadores baseados na Neurociência que podem ser incorporados à prática docente de modo a potencializar as possibilidades de os alunos aprenderem Matemática na escola. This research aimed to construct qualitative indicators, based on cognitive neuroscience, for teachers to carry out the planning, monitoring, and evaluation of Mathematics classes in Basic Education, through qualitative meta-analysis. The theoretical framework was organized around themes considered fundamental for understanding cognitive neuroscience, focusing on issues related to cognition and learning, particularly in the case of mathematics in this thesis. Thus, brain anatomy and physiology, attention, memory, motivation, emotion, and executive functions were the topics that provided the theoretical support for the presented study. Methodologically, it is a qualitative research investigation, specifically a qualitative metaanalysis. The data consisted of peer-reviewed articles obtained from three search engines and/or databases (Google Scholar, Web of Science, and Scopus) and in three languages (Portuguese, English, and Spanish), selected using a previously developed search structure and applying established inclusion and exclusion criteria. Thus, 47 articles were selected to compose the research corpus, and the data were processed using Discursive Textual Analysis (DTA) as the analysis method. From the readings, 844 units of meaning were selected and organized into four emerging categories: (1) Indicators originated from neuroscience and their relation to the learning of mathematics; (2) Indicators originated from neuroscience and their relation to pedagogical action; (3) Biological indicators and their relation to the learning of mathematics; and (4) The confluence between neuroscientific research and the processes of teaching and learning mathematics. The results allowed for the emergence of a set of indicators based on neuroscience that can be incorporated into teaching practices to enhance the possibilities of students learning mathematics in school. |