Resumen: | Este trabalho tem por objetivo investigar experiências de longa duração e serialidade no cinema deste século. Em sua primeira parte, ele traça a evolução histórica dos seriados e dos filmes de longa duração, procurando verificar momentos de interseções e redefinições a partir da identificação de exemplos-chave que, de alguma maneira, perturbaram ou moldaram a ideia que temos desses formatos. Estes exemplos compõem uma rede diacrônica de conexões que demonstram que as noções de longa-metragem e seriado são culturalmente construídas e se adaptam em diferentes mídias, como o cinema e a televisão, a depender as exigências do momento histórico. Cada um dos capítulos desta parte termina esmiuçando a duração e segmentação interna dos dois principais objetos de nossa pesquisa, a série Twin Peaks – O Retorno (2017) e o filme La Flor (2018). Na segunda parte, o trabalho concentra-se na análise dessas duas obras, extrapolando as suas durações mecânicas e divisões internas. Assim, comparamos as durações de exibição com as diversas durações diegéticas exploradas em cada uma das narrativas e identificamos os tipos de experiência de duração propostas por esses filmes-série. O cruzamento entre as propostas das duas partes que compõem a tese gera uma trama cujos pontos de contato são explorados. Para tanto, convocamos principalmente as noções de duração propostas por Henri Bergson e Gaston Bachelard, sugerindo uma dialética entre elas que ajuda a iluminar a especificidade dos objetos de análise escolhidos, para além do uso das ferramentas da narratologia. Conceitos como o Infamiliar (Sigmund Freud) e do jogo teatral (Johan Huizinga) também são fundamentais para se entender o tipo de percepção de duração proposto pelas obras. This thesis aims to investigate experiences of long-form and seriality in cinema in this century. In its first part, it traces the historical evolution of serial and feature-length film formats, seeking to verify moments of intersection and redefinition by identifying key examples that have somehow disrupted or reshaped our understanding of these formats. These examples build a diachronic network of connections that demonstrate that the notions of feature film and serial are culturally constructed and adapt to different media, such as cinema and television, depending on the demands of the historical moment. Each of the chapters in this part ends by examining the duration and internal segmentation of the two main objects of our research, the series Twin Peaks – The Return (2017) and the film La Flor (2018). In the second part, our work focuses on the analysis of these two oeuvres, extrapolating their mechanical durations and internal divisions. Thus, we compare them with the different diegetic durations explored in each of the narratives and identify the kinds of durational experience proposed by these film series. The intersection between the proposals of the two parts that make up the thesis generates a web whose points of contact are explored here. To this end, we mainly invoke the notions of duration proposed by Henri Bergson and Gaston Bachelard, suggesting a dialectic between them that helps to illuminate the specificity of the chosen objects of analysis, in addition to the use of narratology tools. Concepts such as the Uncanny (Sigmund Freud) and theatrical play (Johan Huizinga) are also fundamental to understanding the type of perception of duration proposed by these films. |