Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://hdl.handle.net/10923/26986
Tipo: | masterThesis |
Título: | A Coreia do Sul e o "Jogo da Lula": Squid Game (2021) e a Netflix na crista da onda coreana |
Autor(es): | Brito, Julia |
Orientador: | Tietzmann, Roberto |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Fecha de Publicación: | 2024 |
Palabras clave: | TELEVISÃO - SERIADOS CORÉIA (SUL) - ASPECTOS SOCIAIS DRAMA TECNOLOGIA STREAMING (TELECOMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO |
Resumen: | A presente dissertação discute o fenômeno do drama coreano Squid Game (2021), ou Round 6, e a sua relação com a plataforma de streaming Netflix, na criação de sentido sobre a Coreia do Sul e o fluxo de consumo das ficções serializadas sul-coreanas. A partir do entendimento da história da Coreia do Sul e de sua indústria cultural, bem como sua atuação nos mercados da Ásia a partir de suas narrativas serializadas, e da compreensão do papel das plataformas no imaginário social, disserta-se sobre como essas narrativas de origem geográfica tão distante, conseguem estabelecer com sucesso diálogo com o público brasileiro. This dissertation discusses the phenomenon of the Korean drama Squid Game (2021), or Round 6, and its relationship with the streaming platform Netflix, in creating meaning about South Korea and the flow of consumption of South Korean serialized fiction. From an understanding of the history of South Korea and its cultural industry, as well as its performance in Asian markets with its serialized narratives, and an understanding of the role of platforms in the social imaginary, it is discussed how these narratives of distant geographic origin, provide a successful dialogue with the Brazilian public. |
URI: | https://hdl.handle.net/10923/26986 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação e Tese
|
Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.