Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Kern, Francisco Arseli | |
dc.contributor.author | Lorenzoni, Janete Cordeiro | |
dc.date.accessioned | 2025-02-25T12:07:05Z | - |
dc.date.available | 2025-02-25T12:07:05Z | - |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10923/26996 | - |
dc.description.abstract | O estudo se concentra no tema da multidisciplinaridade e metodologia de trabalho em rede, discutindo a contribuição do trabalho das equipes multidisciplinares para a organização de uma rede de apoio a estudantes no contexto do Instituto Federal Farroupilha, que se fundamenta nos princípios da inclusão e da educação integral, humanizadora e emancipatória. Tem como finalidade colaborar para que as ações profissionais sejam desenvolvidas por meio de uma metodologia que amplie o olhar e a compreensão sobre as demandas das/os estudantes e a realidade em que estão inseridas/os, exercitando a troca e a construção de saberes por meio da interdisciplinaridade. A justificativa do tema se ancora na possibilidade de desenvolver um trabalho de forma colaborativa entre as diferentes especialidades do saber, a fim de contribuir para qualificar a práxis profissional e, ao mesmo tempo, promover ações mais efetivas de mediação ao acesso a direitos, cooperando para a permanência das/os estudantes em seus itinerários escolares/acadêmicos. Para pensar a problematização do estudo, definiu-se o seguinte problema de pesquisa: como o trabalho em equipe multidisciplinar de atendimento a estudantes do Instituto Farroupilha contribui para uma metodologia de trabalho em rede? Dessa forma, o estudo objetiva analisar a organização do trabalho realizado pelas equipes multidisciplinares de apoio às/aos estudantes dos campi do Instituto Federal Farroupilha e sua contribuição para o desenvolvimento de ações articuladas que configurem uma Rede de Apoio aos discentes.Para nortear a pesquisa, foram considerados pontos importantes, como a identificação, a organização e a metodologia de trabalho das equipes multidisciplinares no atendimento às/aos estudantes, bem como os tipos de demandas atendidas e a capacidade de mediação e/ou resolução. Para tanto, optou-se por uma metodologia de pesquisa com enfoque misto, combinando as formas qualitativa e quantitativa, o que possibilitou uma coleta de dados mais completa sobre o tema. Utilizou-se o método dialético-crítico para orientar a pesquisa no processo investigativo à luz da totalidade, permitindo a apreensão do fenômeno social em movimento, assim como de sua realidade e complexidade. Classificada como uma pesquisa de estudo de campo, para a coleta de dados, foram utilizados os instrumentos entrevista semiestruturada e questionário com perguntas fechadas, além de consulta em documentos e registros. As entrevistas foram realizadas com 11 profissionais, um por campus, selecionados por meio de sorteio; já os questionários foram aplicados a 312 partícipes das equipes multidisciplinares, tendo o retorno de 100 profissionais. A organização e a coleta de dados se deram no período de 2022 e 2023. A análise de dados se baseou na Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Por fim, pode-se afirmar que a metodologia do trabalho em rede se fundamenta na perspectiva multidisciplinar a partir de contribuições que potencializam as relações de apoio para as transformações de vida de estudantes de Institutos Federais. | pt_BR |
dc.description.abstract | The study focuses on the theme of multidisciplinarity and the networked work methodology, discussing the contribution of multidisciplinary teams' work to organizing a support network for students in the context of the Instituto Federal Farroupilha. This institution is based on the principles of inclusion and comprehensive, humanizing, and emancipatory education. The study aims to support professional actions through a methodology that broadens the perspective and understanding of students' demands and the reality in which they are embedded, fostering knowledge exchange and construction through interdisciplinarity. The justification for the topic lies in the possibility of collaboratively working across different areas of expertise to contribute to the improvement of professional praxis while simultaneously promoting more effective actions to mediate access to rights, thus helping students persist in their academic journeys. To frame the study, the following research question was defined: how does the multidisciplinary team approach to student support at the Instituto Federal Farroupilha contribute to a networked work methodology? Accordingly, the study aims to analyze the organization of work carried out by multidisciplinary student support teams at the Instituto Federal Farroupilha campuses and their contribution to the development of articulated actions that establish a Student Support Network. Key points guiding the research include identifying, organizing, and implementing the methodology of multidisciplinary teams in student support, as well as the types of demands addressed and their capacity for mediation and/or resolution.For this purpose, a mixed-method research approach was chosen, combining qualitative and quantitative methods, enabling more comprehensive data collection on the topic. The dialectical-critical method was used to guide the investigative process in light of totality, allowing for an understanding of the social phenomenon in motion, as well as its reality and complexity. Classified as a field study, data collection instruments included semi-structured interviews, questionnaires with closed-ended questions, and document and record reviews. Interviews were conducted with 11 professionals, one from each campus, selected through a draw, while questionnaires were administered to 312 participants from the multidisciplinary teams, with responses from 100 professionals. Data collection and organization took place between 2022 and 2023. Data analysis was based on Content Analysis (Bardin, 1977). Finally, it can be affirmed that the networked work methodology is grounded in the multidisciplinary perspective, with contributions that enhance the support relationships for transforming students' lives in Federal Institutes. | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | REDES SOCIAIS | pt_BR |
dc.subject | ESTUDANTES | pt_BR |
dc.subject | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.subject | MULTIDISCIPLINARIDADE | pt_BR |
dc.subject | SERVIÇO SOCIAL | pt_BR |
dc.title | Rede de apoio a estudantes em institutos federais: uma metodologia de trabalho | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Humanidades | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.level | Doutorado | pt_BR |
dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
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