Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2701
Type: masterThesis
Title: Justiça restaurativa na escola: perspectiva pacificadora?
Author(s): Araújo, Ana Paula
Advisor: Pereira, Marcos Villela
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2010
Keywords: EDUCAÇÃO
SOCIOLOGIA EDUCACIONAL
JUSTIÇA RESTAURATIVA
Abstract: Esse estudo tem como propósito descrever e refletir sobre o processo de implementação da primeira Central de Práticas Restaurativas em uma escola de ensino fundamental de grande porte da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Essa implementação foi decorrente do estabelecimento de uma parceria com o Projeto Justiça para o Século 21, criado pelo juíz Leoberto Narciso Brancher, da 3ª. Vara da Infância e da Juventude desta capital, e atualmente coordenado por Armando Afonso Konzen. O Projeto tem como objetivo divulgar e auxiliar no processo de implementação, em instituições interessadas em Porto Alegre de práticas de justiça restaurativa, através de um método de resolução não-violento de conflitos, chamado Círculo Restaurativo. Esse método visa possibilitar a criação de acordos consensuais cooperativos com o auxílio de convidados da comunidade escolar e de um coordenador que utiliza a comunicação não-violenta, concebida por Marshall Rosemberg, para viabilizar essa intervenção de propósitos pacificadores e construtivos. Esta pesquisa qualitativa é um estudo de caso que buscou saber qual a repercussão e desafios emergentes durante a adoção de Círculos Restaurativos como estratégia de resolução de conflitos na escola, sendo que os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada, a análise documental e a observação. Com os dados coletados foi feita uma Análise Textual Discursiva. A partir disso, são apontadas as principais influências que a experiência de participar do Círculo Restaurativo trouxe para a vida dos participantes dessa forma de resolver conflitos bem como para as relações inter-pessoais na escola.
Este estudio tiene por objetivo describir, comprender e interpretar el proceso de aplicación de la primera Central de Prácticas de Restauración en una escuela municipal, ubicada en la ciudad de Porto Alegre. Esa se debió a la colaboración con el Proyecto Justicia para el Siglo 21, creado por el juez Narciso Leoberto Brancher, de la 3° vara de la Niñez y Juventud, de la capital y actualmente coordinado por Armando Afonso Konzen. El proyecto tiene como foco, promovir y ayudar en el proceso de aplicación en las instituiciones interesadas en prácticas de justicia restaurativa con un método de resolución no violenta de conflictos, denominado Círculo Restaurativo. Este método permitirá la creación de acuerdos de consenso en cooperación con la ayuda de personas de la comunidad escolar y un coodinador que utiliza la comunicación no violenta, para permitir la intervención de proposición de la paz y fines constructivos. Esta pesquisa cualitativa es un estudio de caso, que buscó conocer el impacto y los desafios emergentes durante la aplicación de los círculos restaurativos, como una estrategia para resolución de conflictos en las escuelas, y los instrumentos utilizados para recoger datos fueron entrevistas semi-estructuradas, análisis de documentos y la observación. Con los datos recopilados se realizó un análisis textual del discurso. A partir de este, son presentadas las principales influencias que la experiencia de participar del Círculo Restaurativo traje a la vida de los participantes con esta forma de resolución de conflictos, así como las relaciones interpersonales en la escuela. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/2701
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