Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/27023
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEbert, Síntia Lúcia Faé-
dc.contributor.authorAlves, Bruna Moraes-
dc.date.accessioned2025-03-14T16:49:16Z-
dc.date.available2025-03-14T16:49:16Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/27023-
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso de graduação em Pedagogia, investiga como a abordagem Reggio Emilia contribui para as aprendizagens na pré-escola, a partir das orientações presentes nos campos de experiência da BNCC. O objetivo do estudo buscou investigar como a abordagem Reggio Emilia contribui para as aprendizagens relacionadas aos campos de experiência da BNCC na pré-escola. Para fundamentar a pesquisa, foram consultados referenciais teóricos sobre educação, com ênfase na obra de Loris Malaguzzi, idealizador da abordagem Reggio Emilia. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo com questionários aplicados a cinco professoras de educação infantil que utilizam essa abordagem em suas práticas pedagógicas. Através da pesquisa, esse estudo mostrou que a filosofia pedagógica de Reggio Emilia, evidencia que o aprendizado significativo e contextualizado, respeitando o ritmo e a individualidade de cada criança, é capaz de gerar transformações profundas na infância. Assim, a abordagem se confirma como uma contribuição relevante e necessária para a educação infantil contemporânea, proporcionando uma experiência educativa rica, alinhada às orientações presentes na BNCC e às demandas de um mundo em constante mudanças.pt_BR
dc.description.abstractThe present conclusion work of an undergraduate course in Pedagogy investigates how the Reggio Emilia approach contributes to learning in preschool, based on the guidelines present in the BNCC's fields of experience. The objective of the study sought to investigate how the Reggio Emilia approach contributes to learning related to BNCC's fields of experience in preschool. To support the research, theoretical framework on education were consulted, with an emphasis on the work of Loris Malaguzzi, creator of the Reggio Emilia approach. Furthermore, field research was carried out with questionnaires applied to five early childhood education teachers who use this approach in their pedagogical practices. From the research, this study showed that the pedagogical philosophy of Reggio Emilia highlights that meaningful and contextualized learning, respecting the rhythm and individuality of each child is capable of generating profound transformations in childhood. Thus, the approach confirms itself as a relevant and necessary contribution to contemporary early childhood education, providing a rich educational experience, aligned with the guidelines present in the BNCC and the demands of a world in constant change.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectREGGIO EMILIApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.subjectBASE NACIONAL CURRICULAR (BNCC)pt_BR
dc.subjectEARLY CHILDHOOD EDUCATIONen_US
dc.subjectNATIONAL CURRICULUM BASE (BNCC)en_US
dc.titleReggio Emilia e a BNCC em conversa: caminhos para o protagonismo infantilpt_BR
dc.title.alternativeReggio Emilia and BNCC in conversation: paths to child protagonismpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Humanidades-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2024/2-
dc.degree.graduationPedagogia-
Aparece nas Coleções:TCC Pedagogia

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_2_BRUNA_MORAES_ALVES_TCC.pdfTexto completo418,18 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.