Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2703
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEngers, Maria Emilia Amaralen_US
dc.contributor.authorTrevisan, Albinoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:49:46Z-
dc.date.available2013-08-07T18:49:46Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2703-
dc.description.abstractPara quem acompanha e vivencia a história da alfabetização dá-se conta que esta se constitui numa problemática muito antiga. Na atualidade existem diversas teorias de alfabetizar, diferenciadas entre si. Há diferença entre a proposta teórica e a prática, daquele que vivencia o cotidiano da sala de aula, pois em geral, os teóricos propõem e o professor realiza a prática. Diante de tal realidade nesta dissertação se apresenta outra versão-resposta entre teorias e práticas. Pretende-se que Desenhando, lendo e escrevendo - DELES: uma proposta metodológica de alfabetizar venha ser um passo adiante na solução das problemáticas das metodologias do ensino da leitura e da escrita. Nesta, parte-se de desenhos, pictografias, o recurso a contextos sintáticos e frasais para introduzir o aluno na aprendizagem e à plena posse do letramento. Em si, a metodologia envolve o desenho, a escrita e a leitura numa cuidadosa e progressiva forma de passar do desenho para a escrita convencional. Para fins metodológicos o desenho deixa de aparecer no corpo da escrita à medida que o aluno sabe ler sem a necessidade do auxílio deste, ou seja, o saber desenhar do aluno, aos poucos, como prática, é substituído pelo seu saber ler e escrever efetivos. As teorias básicas desenvolvidas foram de Decroly, Vygotsky, Piaget, Freinet, Ricoeur, entre outros, incluídos lingüistas.O problema investigado foi: - Como os professores percebem o desenvolvimento e os resultados de aplicação do Desenhando, lendo e escrevendo – DELES: uma proposta metodológica de alfabetizar? A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem de “estudo de caso”, amparado no paradigma construtivista e os dados foram coletados junto aos professores, coordenadores, pais e alunos de duas escolas maristas e uma leiga, que aplicaram o método neste período da investigação e os dados foram trabalhados por meio de análise de conteúdo (ENGERS,1987). Emergiram da análise dos achados as categorias metodologia de alfabetização, relações interpessoais e o lúdico e a aprendizagem. Os resultados revelaram uma enorme satisfação dos adultos com a metodologia, que caracterizaram como sendo facilitadora da apropriação da leitura e da escrita pelos alunos, envolvendo-os de uma forma prazerosa e relacionando a família, professores e alunos. As professoras destacam de modo especial a boa qualidade leitora que o método gera. Algumas mães reforçaram a idéia de que elas revisam sua leitura e escrita ou começaram a alfabetizar-se por trabalharem com seus filhos. Sem dúvida constatou-se um avanço das crianças de 5 a 6 anos na aprendizagem da leitura e da escrita.pt_BR
dc.description.abstractThose who attend and endure the teaching of reading will know that the beginning of reading is a very ancient problem. Nowadays several theories of teaching the reading and the practising, differning one by one. There are differences between the theoric proposal and the practice, of those who got the experience of a classroom because the theorist proposal and the teacher accomplish the practice. Therefore the reality of this essay introduces an other version-proposal. We pretend DELES drawing, reading and writing throughout methodological proposal of teaching of reading and advance a step in the solution of the methodological problems of the teaching reading and writing. We start with drawings, pictorials, rescences of syntactic and syntactic phrasing, contexts to introduce the pupil in the act of learning and the full possession of letterpress. This methodology is involved in drawing, writing and reading in a progressive form, passing from the drawing to the conventional writing. In order to methodological conclusion the drawing disappears in the writing as soon as the boy reads without the help of drawing that means that he replaces the drawing with the writing and reading and knows how to write components. The basic theories developed by Decroly, Vygotsky, Piaget, Freinet, Ricoeur amongst other linguists.The investigated problem was: - How teachers perceive the development and the results of application the drawing, the reading, and the writing of DELES: a methodological proposal of alphabetization? This request was characterized by the borage of “the study of the occurrence”, supported by the constructive paradigm and the date were colleted by the teachers, to co-ordination, the parents and the boys of two Marist schools and a lay school who adopted the methodology this period of investigation and the results were analyzed through their contents (ENGERS, 1987). From the analyzes emerged the categories methodology of alphabetization, interpersonal relations, the play and the learning, the results revealed a very great satisfaction of the adults about the methodology, were characterizing the easy learning of reading and writing by the boys, concerning them in a joyful manner and a relationship with the family, the teachers and the boys. The teachers emphasized the special manner of the good quality of reading produced by the method. Some mothers strengthened the idea that they revised their reading and writing and were beginning their own alphabetization, working near her children. Without doubt we tested an advance of children of five and six years learning how to read and how to writeen_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectALFABETIZAÇÃO - MÉTODOS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectALFABETIZAÇÃOpt_BR
dc.titleDesenhando, lendo e escrevendo – DELES: uma proposta metodológica de alfabetizarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000393850-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo7,58 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.