Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/27065
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dc.contributor.advisorSouza, Draiton Gonzaga de
dc.contributor.authorAmaro, Solimar dos Santos
dc.date.accessioned2025-03-26T12:06:04Z-
dc.date.available2025-03-26T12:06:04Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/27065-
dc.description.abstractO personalismo clássico coloca a pessoa humana no centro da reflexão filosófica, ressaltando a dignidade e a transcendência da experiência humana. Pensadores como Emmanuel Mounier desafiam a visão racionalista predominante, que enfatiza capacidades racionais e produtivas, ao propor uma perspectiva que valoriza a singularidade e a dignidade inerentes a cada indivíduo, independentemente de suas limitações funcionais. A partir da obra de Mounier, propõe-se repensar o conceito a deficiência como “outras eficiências”, uma abordagem que contrapõe visões tradicionais e capacitistas, apresentando a diversidade funcional como uma contribuição única ao tecido social. A dissertação explora como essa visão pode fomentar uma cultura inclusiva nas instituições de ensino, como a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), enfatizando a acessibilidade como uma prática coletiva. Ao adotar uma política que integra as necessidades de acessibilidade como norma, a universidade fortalece o respeito à dignidade humana, preparando cidadãos para uma sociedade plural e colaborativa. A pesquisa adota uma metodologia sistemática para examinar se o conceito tradicional de pessoa e o personalismo podem acomodar a diversidade moderna, especialmente ao reconhecer o valor de pessoas neurodivergentes e com deficiência. A metodologia inclui revisão bibliográfica crítica, análise hermenêutica e estudo de caso, buscando entender a deficiência através da ética do reconhecimento, promovendo uma nova visão inclusiva para políticas públicas e educacionais. A revisão bibliográfica revelou uma carência de estudos que conectem diretamente o personalismo com a deficiência, mas valida a relevância de Mounier para uma abordagem ética que valorize a diversidade funcional.pt_BR
dc.description.abstractClassical personalism places the human person at the center of philosophical reflection, emphasizing the dignity and transcendence of human experience. Thinkers like Emmanuel Mounier challenge the prevailing rationalist view, which emphasizes rational and productive capacities, by proposing a perspective that values the uniqueness and inherent dignity of each individual, regardless of their functional limitations. Based on Mounier's work, it is proposed to rethink the concept of disability as "other efficiencies," an approach that opposes traditional and ableist views, presenting functional diversity as a unique contribution to the social fabric. The dissertation explores how this view can foster an inclusive culture in educational institutions, such as the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS), emphasizing accessibility as a collective practice. By adopting a policy that integrates accessibility needs as the norm, the university strengthens respect for human dignity, preparing citizens for a plural and collaborative society. The research adopts a systematic methodology to examine whether the traditional concept of personhood and personalism can accommodate modern diversity, especially by recognizing the value of neurodivergent and disabled individuals. The methodology includes critical bibliographic review, hermeneutic analysis, and case study, seeking to understand disability through the ethics of recognition, promoting a new inclusive vision for public and educational policies. The bibliographic review revealed a lack of studies connecting personalism directly with disability but validates Mounier's relevance for an ethical approach that values functional diversity.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectPERSONALISMO (FILOSOFIA)pt_BR
dc.subjectINCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectÉTICApt_BR
dc.subjectFILOSOFIApt_BR
dc.titleUma nova interpretação da deficiência à luz do personalismo de Mounierpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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