Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre a representação da mulher no jornal alternativo brasileiro O Pasquim (1969-1991), trazendo como principal objeto de análise a entrevista realizada com a atriz Leila Diniz (1945-1972), em 1969. Para chegar ao objetivo final, é feita uma síntese sobre a história da imprensa no Brasil, desde a chegada da família real portuguesa, em 1808, passando pelo surgimento da Gazeta do Rio de Janeiro e do Correio Braziliense, até o surgimento do rádio e da televisão como instrumentos de informação. Em seguida, é realizado um estudo sobre a atuação do jornalismo brasileiro durante a ditadura militar (1964-1985), abordando periódicos clandestinos e alternativos. O tratamento dado às mulheres de pensamento progressista é o ponto de partida para um delineamento sobre a forma como O Pasquim abordava questões de gênero em suas páginas, tendo como base de referência Crescêncio (2017) e Pires (2004). Logo após, é feita uma análise detalhada da entrevista de Leila Diniz ao periódico, abordando a quantidade total de palavrões ditos pela atriz e as perguntas de cunho sexual feitas pelos entrevistadores. Para sustentar esta monografia, a principal metodologia utilizada é a Análise de Conteúdo, de Bardin (1977), que contribui para a autora do presente trabalho indicar os principais conteúdos a serem analisados de forma objetiva a partir de uma leitura flutuante da entrevista de Leila Diniz. Esta monografia se propôs a estudar as páginas do Pasquim, digitalizadas no acervo da Biblioteca Nacional, e com a versão física da edição 22 do jornal disponibilizada no acervo do Núcleo de Pesquisas em Ciências da Comunicação (NUPECC), da Escola de Comunicação, Artes e Design FAMECOS, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Com base no estudo realizado pela autora desta monografia, o que se percebe é que O Pasquim tinha ideias progressistas em relação à política do Brasil durante a ditadura militar e no período da redemocratização, nos anos 1980, mas abordava questões de gênero de forma irrelevante, deixando a desejar no fator representatividade social. The main objective of this academic work is to present a study of the representation of women in the Brazilian alternative newspaper O Pasquim (1969-1991), using the interview with actress Leila Diniz (1945-1972) in 1969 as the main object of analysis. To reach the final objective, a summary is made of the history of the press in Brazil, from the arrival of the Portuguese royal family, in 1808, through the emergence of Gazeta do Rio de Janeiro and Correio Braziliense, to radio and television as information tools. This is followed by a study of Brazilian journalism during the military dictatorship (1964-1985), looking at clandestine and alternative periodicals. The treatment of progressive-minded women is the starting point for an outline of how O Pasquim addressed gender issues, based on Crescêncio (2017) and Pires (2004). This academic work is followed by a detailed analysis of Leila Diniz’s interview, looking at the total number of swear words she said and the sexual questions asked by the interviewers. To support this monograph paper, the main methodology used is Bardin’s Content Analysis (1977), which helps the author of this work to indicate the main contents to be analyzed objectively from a floating reading of Leila Diniz’s interview. This academic work set out to study the pages of O Pasquim, digitized in the collection of the Brazil’s National Library, and with the physical version of edition 22 of the newspaper available in the collection of the Communication Sciences Research Center (NUPECC), of the School of Communication, Arts and Design FAMECOS, of the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS). Based on the study carried out by the author of this academic work, it can be seen that O Pasquim used to have progressive thoughts about Brazilian politics during the military dictatorship and the period of re-democratization in the 1980s, but addressed gender issues in a irrelevant way, leaving something to be desired in terms of social representation. |