Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/27110
Tipo: Monografia
Título: Me ajuda aí: aplicação gamificada para monitoramento de saúde mental usando análise de sentimentos
Autor(es): Mascaró, Pedro Menuzzi
Orientador: Campos, Aline de
Fecha de Publicación: 2024
Palabras clave: SAÚDE MENTAL
ANÁLISE DE SENTIMENTOS
GAMIFICAÇÃO
MONITORAMENTO
MENTAL HEALTH
SENTIMENT ANALYSIS
GAMIFICATION
MONITORING
Resumen: A proposta deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o desenvolvimento de uma aplicação web com foco no monitoramento de estados emocionais para cuidados e melhorias de saúde mental. A solução proposta aborda especificamente as questões relacionadas aos transtornos de ansiedade e depressão, buscando fornecer aos usuários ferramentas práticas e recursos para acompanhamento e apoio de sintomas de forma eficaz. Espera-se desenvolver um ambiente com design intuitivo e com a implementação de funcionalidades com base em evidências científicas, tais como funções e testes construídos e validados por profissionais especializados na área de saúde mental. A principal funcionalidade apresentada é um diário interativo para registros recorrentes de experiências e estados emocionais onde será integrada a técnica de análise de sentimentos para processamento dos dados e acompanhamento. Além disso, elementos de gamificação serão incorporados para auxiliar na motivação do usuário. Acredita-se que a aplicação tem o potencial de se tornar uma ferramenta valiosa para aqueles que buscam entender e melhorar seu bem-estar emocional.
The purpose of this Graduation Thesis (TCC) is to develop a web application focused on monitoring emotional states for the care and improvement of mental health. The proposed solution specifically addresses issues related to anxiety and depression disorders, aiming to provide users with practical tools and resources for effectively tracking and supporting symptoms. The goal is to create an environment with an intuitive design and the implementation of evidence-based functionalities, such as features and tests built and validated by mental health professionals. The main feature presented is an interactive journal for regular recording of experiences and emotional states, where sentiment analysis techniques will be integrated for data processing and monitoring. Additionally, gamification elements will be incorporated to assist in user motivation. It is believed that the application has the potential to become a valuable tool for those seeking to understand and improve their emotional well-being.
URI: https://hdl.handle.net/10923/27110
Aparece en las colecciones:TCC Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2024_2_PEDRO_MENUZZI_MASCARO_TCC.pdfTexto completo5,2 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.