Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2729
Tipo: masterThesis
Título: Reflexões sobre o significado da escola amigos do verde na vida de pais, alunos e educadores
Autor(es): Carneiro, Sílvia Lignon
Orientador: Santos, Bettina Steren dos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ENSINO FUNDAMENTAL
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA
Resumo: Este estudo é uma reflexão sobre o significado da Escola Amigos do Verde na vida de pais, alunos e educadores. Os objetivos foram compreender a repercussão da Escola Amigos do Verde na vida de pessoas que conviveram neste ambiente escolar. O método utilizado é o qualitativo e a coleta de dados foi feita através de vinte entrevistas individuais semi-estruturadas entre quatro pais atuais e quatro pais de alunos que estudaram na Escola, três educadores atuais e três educadores que trabalharam na Escola e seis ex-alunos. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo que gerou as seguintes categorias: encontro na amorosidade; práticas de deslocamentos para a transformação; sementes ao vento. Os resultados demonstram: os pais percebem a Escola como uma continuidade na educação de seus filhos, como também consideram a Escola reforço e parceria nesse processo educacional; educadores identificam-se com a Escola e se descobrem como pessoa e profissional; alunos lembram com reflexão e amorosidade o primeiro dia de aula e suas descobertas; a alimentação naturalista, no cotidiano escolar, comprovou uma reversão ou intensificação de hábitos mais conscientes e saudáveis; pais, alunos e professores demonstram que através deste espaço de convivência diferenciado a aprendizagem se tornou mais significativa; pais acreditam que a passagem pela Escola Amigos do Verde gerou e ainda gera muitas sementes germinadas; professores constatam seu comprometimento no desenvolvimento dos alunos, como também em seu próprio; alunos relatam sentirem-se acolhidos e respeitados no ambiente escolar, considerando a Escola um espaço diferente.
This study is a reflection about the roll played of Amigos do Verde School in the life of parents, students and educators. The goals were to comprehend the reflect of this School in the lives of the people that lived together in this schoolar atmosphere. The method utilized is the qualitative and the datum collection was made through 20 individual interviews semi structured among 4 now days parents, 4 parents of old students, 3 educators that worked at the School and 6 old students. The data were submitted to an analysis of the contents that resulted on the following categories: finding on lovinity; practices of movements to transformation; seeds on the wind. The results have demonstrated: the parents perceive the School as a continuation on the education of their children, as they consider it a partnership on the education process; educators identify their selves with the School and have found themselves as person and as professional; Students remember their first day of class and discover with reflection and lovinity; the natural eating on the everyday schoolar has proved a reversion or intensification of more conscientious and healthy habits; parents, students and teachers have demonstrated that through this space and this living together specializes the learning that become more significant; parents believe that the passing by the Amigos do Verde School has generated and still generate a lot of germinated seeds; professors identified their commitment on the development of the students, as on their selves; students told that they felt respected an sheltered on the scholar environment considering the school an different space.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2729
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000388461-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo534,9 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.