Resumo: | Esta Dissertação tem como objetivo o estudo do BEM-ESTAR e MAL-ESTAR expressado por professores na Escola Marista Pio XII, em Novo Hamburgo/RS. O BEM-ESTAR e MAL-ESTAR, um tema candente nos tempos atuais que aflige tantas pessoas, especialmente a classe docente. Visa pesquisar, constatar e analisar as suas causas e suas implicações na qualidade de ensino. As vivências do autor são incorporadas ao longo de toda a Dissertação, desde a construção do problema até sua avaliação final. O referencial teórico contempla: 1º - O que é uma Instituição Educativa Marista. 2º - Os docentes nas escolas maristas. 3º - Como a Instituição Marista seleciona seus colaboradores. Estes docentes com suas qualidades e capacidades, continuamente recebem reforço e acompanhamento nas suas atividades pedagógicas. São estimulados ao seu autoaperfeiçoamento. A trajetória acadêmica é um caminho longo que exige muito empenho e dedicação para manter-se atualizado para a nobre e difícil missão docente nos tempos atuais. Foram aplicados três instrumentos, para situar a pesquisa: o Questionário de AUTORREALIZAÇÃO de Maslow; o Questionário de AUTOIMAGEM e AUTOESTIMA; o Instrumento para avaliação das variáveis que constituem indicadores do BEM-ESTAR e MAL-ESTAR de Jesus. A metodologia utilizada foi de cunho quanti-qualitativo, com vinte e sete docentes. Os dados foram analisados constatando-se aspectos significativos de BEM-ESTAR e MAL-ESTAR. Isso se atribui às exigências e às técnicas seletivas na escolha dos docentes. Nos comentários finais ressaltamos que existe bom nível de BEM-ESTAR entre os professores, como também um alto grau de AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA e AUTORREALIZAÇÂO. Recomendamos que a Direção e coordenações estimulem sempre este alto astral do corpo docente, e este, se empenhe num interagir amigável e profissional em toda a estrutura organizacional da instituição. This dissertation had as objective to investigate the Well-being and ill-being of teachers of a Marist‟s Brothers school named Pio II in Novo Hamburgo, RS, Brazil. Well-being and ill-being is a hot subject nowadays that affects great number of persons, specially teachers. The study aims to investigate, to verify and to analyze the causes of these types of feelings and its implications on the teaching quality. Among different causes of ill-being the phenomenon of burnout is emphasized. The author‟s life experiences are incorporated through all dissertation, from the problem construction to the final evaluation. Three data collection instruments were used in the research: a questionnaire of self-fulfillment of Maslow; a questionnaire of self-image and self-esteem; an instrument for the evaluation of the variables that indicate well-being and ill-being, by Jesus. The methodology was of a quanti-qualitative type, with twenty-seven teachers. Data were analyzed with the perception of significant aspects in well-being and, in a lower degree, ill-being. This seems to be related to the requirements and to the technical criteria in teachers‟ selection. The theoretical basis contains: 1- What is an Marist‟s Educative Institution. 2-The teachers in the Marists‟ schools. 3-How the Marist‟s Institution selects its staff. The teachers with their qualities and capacities receive continuously feedback and follow-up support in their pedagogical activities. They are stimulated to their self-improvement. The academic trajectory is a long road that requires much effort and dedication for maintaining teachers up-dated at the noble and difficult mission of teaching. In the final comments it is emphasized that exists a good level of well-being among teachers, as well as a high degree of self-image and self-esteem and selffulfillment.A recommendation is made that the Administration of the Institution always stimulate this high feelings among teachers, and, that those make an effort to interact friendly and professionally with the whole organizational structure of the institution. |