DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Santos, Bettina Steren dos | en_US |
dc.contributor.author | Vargas, Patrícia Leal de | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-08-07T18:50:28Z | - |
dc.date.available | 2013-08-07T18:50:28Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/2805 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve por finalidade perceber de que forma a história de vida do professor e, conseqüentemente, sua trajetória de formação contribuem para a construção de metodologias no uso dos recursos tecnológicos para benefício do processo de ensino e de aprendizagem. A pesquisa contou com a participação de quatro professoras com formação na área de tecnologias aplicadas à educação, ou informática educativa, as quais relataram suas histórias de vida, sendo assim denominadas: E1, E2, E3 e E4. Para tanto, utilizou-se o relato oral das histórias de vida como aporte metodológico e, na análise dos dados, aplicou-se a análise textual discursiva, emergindo duas categorias e quatro subcategorias. Os resultados obtidos vão ao encontro do objetivo principal da investigação: compreender como a história de vida dos profissionais da área de tecnologias aplicadas à educação influencia na sua prática pedagógica. Deste modo, construíram-se conceitos importantes acerca das vivências práticas do professor, das suas concepções teóricas, da sua visão sobre os recursos tecnológicos e de sua construção metodológica. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study aimed to perceive how the life story of a teacher, and, consequently, her background path, contributes to the development of methodologies in the use of technological resources for the teaching and learning process. The study included four female teachers with a background in the field of technologies applied to education, or computerbased education, who reported their life stories, being labelled as E1, E2, E3 and E4. For this, the oral report of life stories was used as a methodological support, and for data analysis a textual discourse analysis was used, with two categories and four subcategories emerging. The results meet the main goal of the investigation: to understand how the life story of professionals in the field of technologies applied to education influences their pedagogical practice. Thus, important concepts were developed about the practical experience of the teacher, her theoretical views, her view on technological resources, and methodological development. | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | pt_BR |
dc.subject | PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL | pt_BR |
dc.subject | APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | A história de vida do professor: uma caminhada determinante para a construção de práticas pedagógicas no uso dos recursos tecnológicos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.degree.date | 2006 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação e Tese
|