Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2829
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMorosini, Marília Costaen_US
dc.contributor.authorMariante, Antonieta Beatrizen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:50:36Z-
dc.date.available2013-08-07T18:50:36Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2829-
dc.description.abstractA presente dissertação analisa o processo de avaliação da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais (NEEs), na perspectiva da inclusão acadêmica. Com tal propósito, e embasado em autores que comungam com um fazer pedagógico voltado para ações avaliativas inclusivas nos espaços educativos, este trabalho se organiza em quatro capítulos. O primeiro apresenta os caminhos percorridos através do uso da metodologia de estudo de caso dentro do paradigma qualitativo. O segundo capítulo aborda marcos normativos legais referentes à diversidade e à inclusão e as políticas de inclusão do Governo Federal e do Centro Universitário Metodista, do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista, onde a pesquisa foi realizada. O capítulo três entrelaça paradigmas de avaliação da aprendizagem na perspectiva da inclusão com as concepções advindas da prática exercida na realidade investigada, que é exposta na análise dos dados através das falas dos discentes NEEs e docentes entrevistados. Ao final, no capítulo quarto, são apresentadas algumas idéias conclusivas que propõem possibilidades e desafios à reflexão de quem, comprometido com o processo de educação inclusiva, também se compromete com a inclusão social.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation examines the process of evaluation of students in higher education learning with special educational needs (NEEs), in the persuit of academic inclusion. In this regard, and based on authors who share with a pedagogic face-to returned for evaluative inclusive actions in educational areas, this work is organized in four chapters. The first shows the path travelled through the use of case study methodology within qualitative paradigm. The second chapter discusses legal normative marks relating to diversity and inclusion of Federal Government and Methodist Academical Center, of Porto Alegre Institute of the Methodist Church, where the research was accomplished. Chapter three interlaces paradigms of learning evaluation in view of inclusion with the concepts emerging from practice exercised in fact investigated, wich is exposed in the analysis of data through the NEEs students speeches and teachers interviewees. At least, the fourth chapter, some conclusive ideas are present that propose possibilities and challenges to the reflection of who, committed with the process of inclusive education, also commits with the social inclusion.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt_BR
dc.subjectINCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectPOLÍTICA EDUCACIONALpt_BR
dc.subjectENSINO - AVALIAÇÃOpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEM - AVALIAÇÃOpt_BR
dc.subjectPESSOAS COM DEFICIÊNCIA - EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleA avaliação da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais: entre a teoria e a prática docentept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000404972-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,45 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.