DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Santos, Bettina Steren dos | en_US |
dc.contributor.author | Zago, Cristiane Ungaretti | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-08-07T18:50:41Z | - |
dc.date.available | 2013-08-07T18:50:41Z | - |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/2843 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa qualitativa trata da trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi realizada com onze professoras que usam o recurso do lúdico na sala de aula. As informações foram coletadas através de narrativas orais ou escritas dessas profissionais. A partir da análise textual minuciosa narro: a formação inicial e continuada; compromisso docente e a dimensão lúdica como um recurso na sala de aula. As entrevistadas apontam a importância do uso desse recurso em aula para a aprendizagem, assim como o compromisso e o investimento do docente com sua formação. A reflexão sobre a pesquisa aponta a necessidade de espaços de formação para a utilização do lúdico, seja na formação inicial ou continuada. A formação buscada para qualificar a prática contribui para as docentes tornarem-se pessoas e profissionais melhores. | pt_BR |
dc.description.abstract | The qualitative research shows the history of teachers’ formation using the playful dimension in the early years of elementary school. The present study was applied with eleven teachers, which use playful resources in the classroom. All data were collected through the oral or written narratives of these professionals. From the detailed textual analyses we tell: the initial and ongoing formation, teachers’ commitment and the playful dimension as a classroom resource. The interviewees point out the importance of using this resource in class for apprenticeship, as well as the teacher’s commitment and investment in their careers. The reflection on this study demonstrates that is necessary to have places of playful formation, whether in the initial or ongoing formation. When the teachers get a qualified formation in their practices, this qualification helps them to became better people and better professionals. | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | pt_BR |
dc.subject | LUDOPEDAGOGIA | pt_BR |
dc.subject | ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.title | A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.level | Doutorado | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação e Tese
|