Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2862
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Bettina Steren dosen_US
dc.contributor.authorCallegari, Rosângelaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:50:51Z-
dc.date.available2013-08-07T18:50:51Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2862-
dc.description.abstractThis work aims to study the educational practice in the industry, from the action of the training instructors. The theoretical approach highlights the training in the industry, the relation between education and the industrial paradigm, as well as the role and characteristics of the training instructor. The difficulty to find references which directed the view to the person of the instructor, not only to the theoretical aspects related to them, promoted the search for the state of knowledge on this subject, which demonstrated that it isn´t studied in the scope of education. The data from this quanti-qualitative investigation were collected through a project of experiments and interviews with training instructors from a multinational company. The interview results, analyzed using Bardin´s content analysis technique, were organized into four categories: Me, instructor?! What now. - The exercise of teaching – Satisfaction with the activity – From theory to practice: reflecting from the experience. The final considerations point to the necessity of a pedagogical background for the instructors, since they contribute for the result of the industry where they work. It also indicates that there are similarities between the role of the instructor in the industry and the teacher at schools. In this context we highlight the construction of knowledge through experience as the foundation of the teaching practice in the industry training.en_US
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo estudar a prática educativa na indústria, a partir da ação dos instrutores de treinamento. A abordagem teórica destaca o treinamento na indústria, a relação entre educação e o paradigma industrial, assim como o papel e características do instrutor de treinamento. A dificuldade de encontrar referências que dirigissem o olhar para a pessoa do instrutor, e não apenas aos aspectos técnicos a ele relacionados, promoveu a busca de um estado de conhecimento sobre o tema, o que demonstrou que o mesmo ainda não é muito estudado no âmbito da educação. Os dados dessa investigação quanti-qualitativa foram coletados através de um projeto de experimentos e entrevistas com instrutores de treinamento de uma indústria multinacional. Os resultados das entrevistas, analisados a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin foram organizados em quatro categorias: Eu instrutor?! E agora… - O exercício da “docência” - Satisfação com a atividade - Da teoria à prática: refletindo sobre o vivido. As considerações finais apontam para a necessidade de uma formação pedagógica dos instrutores, uma vez que esses contribuem para o resultado da indústria na qual trabalham. Também indica que existem semelhanças entre o papel do instrutor na indústria e do professor na escola. Nesse contexto, destaca-se a construção de saberes através da experiência como fundamento da prática docente no treinamento na indústria.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO CORPORATIVApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO TÉCNICApt_BR
dc.subjectINDÚSTRIA - TREINAMENTO DE PESSOALpt_BR
dc.subjectPRÁTICA DE ENSINOpt_BR
dc.titleA prática educativa do instrutor de treinamento na indústriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000422906-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo506,45 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.