Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2863
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPivatto, Pergentino Stefanoen_US
dc.contributor.advisorHermann, Nadja Mara Amilibiaen_US
dc.contributor.authorJohann, Jorge Renatoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:50:51Z-
dc.date.available2013-08-07T18:50:51Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2863-
dc.description.abstractO estudo que aqui é apresentado trata de educação e ética. O enfoque a partir do qual o tema será abordado é a busca de uma aproximação entre ambas. O ponto de partida é o pressuposto de que a realidade que constitui o contexto educacional reflete uma sociedade em crise de valores. Daí surge a questão central desta reflexão que tem como objetivo rastrear caminhos de aproximação entre a educação e a ética. O trabalho parte de uma conceituação básica que permita embasar a busca desta aproximação. Como fio condutor para dar seqüência ao trabalho, foram tomadas as idéias da filósofa alemã Hannah Arendt a respeito da condição humana. Para corroborar e reforçar a tese de que educação e ética haverão de se imbricar para que um processo educativo se plenifique, foram agregados, num plano menor, os pensamentos de outros autores que, cada um a sua maneira, apresentam caminhos que orientam a busca desta aproximação. Entre eles, destacam-se Paulo Freire, Paul Ricoeur, Emmanuel Levinas, Isabel Baptista, Francis Imbert, Fernando Bárcena e Joan-Carles Mèlich. O estudo se constitui numa hermenêutica reflexiva das experiências vividas por um educador que atua há trinta e cinco anos em sala de aula e das idéias dos autores que serviram para a fundamentação teórica da busca proposta. A conclusão aponta para a utopia de uma educação impregnada de ética como condição para que seus objetivos possam ser alcançados.pt_BR
dc.description.abstractThis study is on education and ethics. Its focus is the approximation between both. The starting point is the assumption that the reality which constitutes the educational context reflects a society with a values crisis. From that arises the central issue of this reflection, which purpose is to track ways of proximity between education and ethics. The work departs off a basic conceptualization that allows the basis of that approximation. As the guidelines for this work, there are German philosopher Hannah Arendt´s ideas concerning the human condition. In order to corroborate the thesis that education and ethics go together to grow up a plentiful educational process, some ideas from other authors were joined that alwo contribute to the search of this unification, such as Paulo Freire, Paul Ricoeur, Emmanuel Levinas, Isabel Baptista, Francis Imbert, Fernando Bárcena and Joan-Carles Mèlich. The study constitutes of a reflexive hermeneutics of the personal experiences lived by an educator through thirty-five years of classroom environment, and of authors´ ideas that served as theoretical framework for the proposed quest. The conclusion points to the utopia of an education full of ethics as condition so its goals may be accomplished.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectÉTICApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO E SOCIEDADEpt_BR
dc.subjectFILOSOFIApt_BR
dc.titleEducação e ética: em busca de uma aproximaçãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000403743-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo804,14 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.