Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2872
Tipo: masterThesis
Título: Níveis de mal/bem-estar docente, de autoimagem e autoestima e de autorrealização de docentes em uma escola tradicional de Porto Alegre
Autor(es): Dohms, Karina Pacheco
Orientador: Stobäus, Claus Dieter
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2011
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
Resumo: This research sought to analyze possible influences that malaise/well-being faculty can cause in teaching through a collection of responses from teachers of a traditional school in Porto Alegre., who have filled questionnaires of malaise teaching, self-image and self-esteem, and self-actualization. In the theoretical elements are listed some possible causes and consequences of teacher‟s malaise, more common nowadays in educational institutions, and ways to revert it in welfare faculty. We know that today being a teacher is not easy, but we also need to be aware that this should not interfere in our performance in classroom with our students. Also, first and foremost, teachers need to be well prepared to work with diversity, since their academic formation until constant updates. The survey is quantitative-qualitative; the answers were collected from teachers through questionnaires, and analyzed quantitatively with descriptive statistics and inferential understanding, using the qualitative Content Analysis technique of Bardin. Questionnaires were applied to 25 teachers of teaching from early childhood education to high school, aged between 26 and 58 years, with predominance of 38 to 47 years. Through questionnaires replies become possible to demonstrate that there is a high level of stress among teachers, who consider the main sources of pressure: the relationship with pulpils‟ families; lack of support from caregivers; lack of materials in school; students‟ indiscipline; school and work beyond bureaucracies of workload interfering in personal life; dissatisfaction with wages; the need of systematic reviews of students; devaluation of teaching occupation; difficulty in attend special educational needs of some pupils. To reduce this stress they seek: positive relations with their students; support from fellow teachers and by the Union; clarity in the role of teaching; length of school holidays; elaborate activities‟ plan in advance in order to make their work more interesting; manage their time and recognize their own limits; appeal to their hobbies and pastimes; unburden with their relatives/colleagues. This study also found levels considered positive of self-image and self-esteem among teachers, and the analysis of the Questionnaire of Self-realization showed that there was a higher rate of physical needs, especially of relationship‟s needs. Thereby, concluding comments show a high level of stress among the respondents, despite a tendency to positive levels of self-image and self-esteem, there are also some other requirements to be met to reach a better self-realization, considering the importance of actions that could contribute to improve more teachers‟ health by educational institutions, and by society, providing support, care, developing relationships based on affection and well-being.
A presente pesquisa buscou analisar as possíveis influencias que o mal/bem-estar docente pode provocar no fazer docente, através da coleta de respostas de docentes de uma escola tradicional de Porto Alegre, após o preenchimento de Questionários de Mal-estar Docente, de Autoimagem e autoestima e de Autorrealização. No Referencial teórico são elencados elementos das possíveis causas e consequências do mal-estar docente, hoje mais comum nas instituições de ensino, e as formas de revertê-lo em bem-estar docente. Sabe-se que ser professor, na atualidade, não é tarefa fácil, mas também é, antes de tudo, estar bem preparado para trabalhar com a diversidade, isto é, desde a formação até constantes atualizações. A pesquisa, que é quanti-qualitativa, coletou respostas de 25 docentes, de Educação Infantil ao Ensino Médio, com idades entre 26 e 58 anos, em questionários quantitativamente analisados com Estatística Descritiva e Inferencial, utilizando para a qualitativa a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Através das respostas fica possível evidenciar que existe um grande nível de estresse entre os professores, que consideram como as principais fontes de pressão: o relacionamento com familiares de alunos; falta de respaldo dos cuidadores; falta de recursos materiais na escola; indisciplina discente; burocracias escolares e trabalhos além da carga horária, acabando por interferir na vida pessoal; insatisfação com salário; avaliações sistemáticas dos alunos; desvalorização da docência; dificuldade em atender alunos com necessidades educacionais especiais. Para diminuir este estresse procuram: relações positivas com seus alunos; apoio de colegas docentes e pelo sindicato; clareza quanto a seu papel docente; duração das férias escolares; poder planejar com antecedência atividades, a fim de tornar seu trabalho mais interessante; administrar bem seus tempos e reconhecer suas próprias limitações; recorrer a hobbys e passatempos; poder desabafar com seus familiares/colegas. O estudo também constatou níveis considerados como mais positivos de autoimagem e autoestima entre os docentes, e na análise do Questionário de Autorrealização observou-se um índice de maiores necessidades físicas, sendo a de menor índice as necessidades de relacionamento. Nos comentários finais ressalta-se o elevado nível de estresse entre os pesquisados, apesar de tendência a níveis positivos de autoimagem e autoestima, existindo também outras necessidades a serem satisfeitas, para chegarem a uma melhor autorrealização, considerando-se a importância de adotar ações que contribuam à melhoria da saúde docente, tanto por parte das instituições de ensino quanto da sociedade, proporcionando apoio, acolhimento, desenvolvendo relações baseadas no afeto e bem-estar.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2872
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