Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2897
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMouriño Mosquera, Juan Joséen_US
dc.contributor.authorBordignon, Nelson Antonioen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:51:03Z-
dc.date.available2013-08-07T18:51:03Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2897-
dc.description.abstractEsta tese em educação tem por objetivo identificar o nível e o estágio de desenvolvimento moral, em um Estudo de Caso, de um grupo de professores da Educação Superior. O referencial teórico que fundamenta a pesquisa é a teoria do Desenvolvimento Moral de Lawrence Kohlberg (1927-1987). A investigação empírica se realiza no Centro Universitário La Salle – Unilasalle – Canoas, Rio Grande do Sul/Brasil. Os sujeitos da pesquisa são professores de Educação Superior com idade que varia de 33 a 65 anos, com tempo de magistério de 6 a 30 anos de experiência nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração universitária, atuam em 17 cursos de graduação dos 28 oferecidos pela Instituição. A metodologia usada é a discussão de dilemas morais de Kohlberg, sendo usados três deles: o Dilema de Heinz, o Dilema de Joe e o Dilema do Dr. Jeferson (APÊNDICE E). Cada dilema compreende uma sucessão de situações às quais o pesquisado respondeu, apresentando sua justificativa para cada uma delas. Uma entrevista semiestruturada com cada um dos professores completou a avaliação dos dilemas morais. A análise dos dados coletados foi realizada com base na metodologia de Bardin, considerando-se as categorias de identificação, os níveis e estágios de desenvolvimento moral de Kohlberg. Os 17 sujeitos foram identificados, sendo 11 (64,70%) no Nível Convencional – 5 (29,40%) no estágio 3 – Das Expectativas, Relações e Conformidades Interpessoais e 6 (35,30%) no Estágio 4 – Da Preservação do Sistema Social e da Consciência; e 6 (35,30%) sujeitos no Nível Pós-convencional, todos no estágio 5 – Do Contrato Social ou da Utilidade e Direitos Individuais.Os resultados e as conclusões da pesquisa discutem as interfaces das respostas dos sujeitos relativas ao estágio de desenvolvimento moral, à sua vivência educativa e aos reflexos na educação, além de realizar uma síntese do que pensam e como atuam em relação à educação moral na educação superior. Apresenta-se, também, uma proposta de educação moral a partir da teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg como possibilidade e potencialidade na perspectiva da formação moral de educadores.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis in education aims to identify, in a Case Study, moral development level and stage of a group of Graduation professors. The base reference theory for the search is the Moral Development theory of Lawrence Kohlberg (1927-1987). The empirics investigation is performed in a Centro Universitário La Salle – Unilasalle – Canoas, Rio Grande do Sul State/Brasil. The aim subjects are Graduation professors in age between 33-65 years old, with teaching experience between 6-30 years in teaching, searching, extension and university administration areas, working in 17 graduation courses in the 28 which are offered by the institution. The methodology is the discussion of moral dilemmas of Kohlberg, using three of them: Heinz’s Dilemma, Joe’s Dilemma and Dr. Jeferson’s Dilemma (APENDICIS E). Each dilemma contains a succession of situations which the searched subjects answered, presenting their justification for each of them. A semi-structured interview with each one of the professors completed the evaluation of moral dilemma. The assay of collected data was done using the Bardin’s methodology, considering the identification categories, the moral development levels and stages of Kohlberg. The 17 subjects were identified in 11 (64,70%) in Conventional Level – 5 (29,40%) in Stage 3 – Expecting, Relations and Interpersonal Conformities and 6 (35,30%) in Stage 4 – Preservation of Social System and the Conscience; and 6 (35,30%) subjects in Post Conventional level, all of them in stage – The Social Contracts or the Utility and Individual Rights.The results and conclusions of the search discuss the interface of the subjects’ answers related to the moral development level, their educative experience and the reflexes in education; they also sum up what they think and how they act in moral education in the graduation level. It presents a proposal of moral education from Kohlberg’s moral development theory as possibility and potentiality in the perspective of moral formation of teachers.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO - ASPECTOS FILOSÓFICOSpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO MORALpt_BR
dc.subjectÉTICApt_BR
dc.subjectKOHLBERG, LAWRENCE - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.titleImplicações dos níveis de desenvolvimento moral de Kohlberg na educação superior: um estudo de casopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000416193-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,32 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.