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dc.contributor.advisorStobäus, Claus Dieteren_US
dc.contributor.authorBernardi, Jussaraen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:51:04Z-
dc.date.available2013-08-07T18:51:04Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2901-
dc.description.abstractA presente pesquisa, de cunho qualitativo-quantitativo, caracterizou-se como estudo de caso e foi realizada no Laboratório de Aprendizagem, em uma escola pública municipal de Porto Alegre, localizada em bairro periférico, que atende, na sua grande maioria, crianças oriundas de classes populares. A investigação objetivou a identificação da discalculia, relacionando-a com o nível de auto-imagem e de auto-estima e a descrição do acompanhamento de atendimentos psicopedagógicos, verificando as modificações após a utilização do lúdico como estratégia de intervenção, facilitando o resgate da auto-imagem e de auto-estima destes alunos. As cinco crianças selecionadas na faixa etária entre 7 e 10, tendo como critério o fato de não possuírem deficiência mental e estarem em atendimento no Laboratório de Aprendizagem da escola no ano de 2006. Os instrumentos utilizados foram: Teste Neuropsicológico Infantil, adaptado de Manga e Ramos (1991), para identificar possíveis deficiências na construção do número e operações aritméticas, caracterizando uma discalculia, Questionário de Auto-imagem e de Auto-estima, adaptado de Stobäus (1983), que visou medir o seu nível, com análise estatística de seus resultados (médias, correlações e índice de consistência alfa de Cronbach). Além desses instrumentos usou-se entrevista semiestruturada, observações descritivas e diário de campo, que foram trabalhados com Análise de Conteúdo de Bardin (2004). Os resultados apontam, principalmente, que o trabalho com o lúdico influencia positivamente nos níveis de auto-estima e auto-imagem. Todos os sujeitos apresentaram uma elevação significativa nos níveis de auto-estima e auto-imagem, que variou entre 10% a 63%. Em relação à discalculia, o aumento do percentual de acertos dos sujeitos ficou entre 8% a 42%.A partir das descobertas desta pesquisa, recomenda-se o uso do lúdico nas intervenções psicopedagógica como potencializador das capacidades das crianças com necessidades educativas específicas, visando um atendimento educacional inclusivo a esses alunos, impedindo a repetência, o fracasso, a evasão e, conseqüentemente, a exclusão social.pt_BR
dc.description.abstractThe present research, which has a qualitative-quantitative format, was characterized as case study and was accomplished in the Laboratory of Learning in a municipal public school of Porto Alegre, located in outlying neighborhood that assist, in its great majority, children originating from lower social classes. The investigation objectified the identification of the dyscalculia relating it with the solemnity-image level and self-esteem, the description of the accompaniment of psychopedagogical attendances, verifying the modifications after the use of the playfulness as intervention strategy, facilitating the ransom of the solemnity-image and of these students’ self-esteem. The five children selected in the age group between 7 and 10, tend as criterion the fact that they don’t have mental deficiency and they are in attendance in the Laboratory of Learning of the school in the year of 2006. The used instruments were: Test Infantile Neuropsychological, adapted of Mango and Ramos (1981), to identify possible deficiencies in the construction of the number and arithmetic operations, characterizing a dyscalculia, Questionnaire of Solemnity-image and of Self-esteem, adapted of Stobäus (1983), that it sought to measure its level, with statistical analysis of its results (averages, correlations and index of consistence alpha of Cronbach). Beside of these instruments it was used interviews semi-structured, descriptive observations and field diary that were worked with Analysis of Content of Bardin (2004). The results appear, mainly, that the work with the playfulness influences positively in the self-esteem levels and solemnity-image. All the subjects presented a significant elevation in the self-esteem levels and solemnity-image that it varied among 10% to 63%. In relation to the dyscalculia, the increase of the percentile of successes of the subjects was among 8% to 42%.Starting from the discoveries of this research, the use of the playfulness is recommended in the psychopedagogical interventions as powerfull of the children's capacities with specific educational needs, seeking an inclusive educational attendance to those students, impeding the repetition, the failure, the escape and, consequently, the social exclusion.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectJOGOS EDUCATIVOSpt_BR
dc.subjectLUDOPEDAGOGIApt_BR
dc.subjectPSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subjectTRANSTORNOS DE APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAlunos com discalculia: o resgate da auto-estima e da auto-imagem através do lúdicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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