Resumen: | A tese aborda a gestão escolar. Gestão escolar entendida como responsabilidade do diretor da escola e sua equipe, dentro do plano da ação da escola. Diferencia-se da gestão educacional, que tem a ver com as responsabilidades dos governos e se expressa na organização dos sistemas de ensino federal, estadual e municipal. A questão de pesquisa que deu origem a este trabalho é: Qual o modelo de gestão escolar de uma escola de qualidade? O objetivo geral da tese foi o de identificar qual o sistema de gestão escolar de instituições que obtêm bons resultados na aprendizagem dos alunos. Além disso, teve como objetivos específicos discutir o que efetivamente se entende por gestão escolar e qualidade do ensino, bem como aplicar os critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade para avaliar o sistema de gestão das escolas. Os referenciais utilizados dão uma idéia do que se pensa em termos de administração, gestão, gestão escolar, qualidade, qualidade na educação, além de discutir o modelo de gestão preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade. A metodologia de pesquisa utilizada foi de modo qualitativo, com estudo de caso múltiplo. Foram pesquisadas quatro escolas de ensino fundamental e médio da Coreia do Sul, país que têm obtido excelentes resultados com seus alunos em testes internacionais como o PISA, por exemplo. Também foram pesquisadas quatro escolas de ensino fundamental e médio do Brasil que tiveram as melhores notas no IDEB e ENEM do ano de 2009, no Rio Grande do Sul. A pesquisa revela a forma como essas escolas fazem a gestão escolar e identifica que não existe um modelo característico nas oito escolas, nem mesmo entre as quatro coreanas, ou entre as quatro brasileiras. Deste modo, o autor, fundamentado na pesquisa e no referencial apresentado, propõe um modelo de gestão escolar. This thesis approaches school management. School management is therefore understood as responsibility held by the school principal and his team, in the action plan within the school. It differs from the educational administration that is related to responsibilities of governments and is expressed in the organization of educational systems federal, state and municipal levels. The research question that originated this work is: What is the model of school management of a qualified school? The overall objective of this thesis was to identify the school management system of institutions that have had good results in student learning. Furthermore, as specific objectives, to discuss what is actually meant by school management and teaching quality, as well as to apply the criteria of excellence of National Quality Foundation’s (Fundação Nacional da Qualidade) to evaluate the system of school management. References used gives an idea of what is though in terms of administration, management, school management, quality, quality education, and discuss the management model advocated by the National Quality Foundation. Qualitative research methodology was carried out with multiple case study. Objects of this survey were four elementary and secondary schools in South Korea, country whose students have achieved excellent results in international tests such as PISA. Also surveyed were four elementary and secondary schools in Brazil that accomplished the best grades in IDEB and ENEM in the year 2009, in Rio Grande do Sul. This research reveals what management at these schools is like, and does not identify standard features in common to these eight schools, neither among the four Korean ones, nor among the four Brazilian ones. Thus, the author, based on research and references, proposes a school management model. |