Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Borges, Regina Maria Rabello | en_US |
dc.contributor.author | Wilges, Lia Bárbara Marques | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-08-07T18:51:18Z | - |
dc.date.available | 2013-08-07T18:51:18Z | - |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/2919 | - |
dc.description.abstract | Visando a refletir sobre fundamentos e aspectos envolvidos num tema de grande discussão atual, a Bioética, e considerando a importância do processo de formação inicial de professores, esta pesquisa focaliza implicações da Bioética na formação cognitiva e humana de licenciandos em Ciências Biológicas. Num contexto que remete a Bioética a questões educacionais, por meio de uma abordagem qualitativa, busca a compreensão dos fenômenos a partir de uma análise textual discursiva das concepções de professores de uma universidade quanto a implicações da Bioética na formação dos profissionais da educação em Ciências e Biologia. Um dos poucos consensos referentes à Bioética é não ser possível conceituar algo que não determine regras ou normas substantivas, mas se mantenha na reflexão, na pluralidade e no contexto atual. Em coerência com o objetivo da pesquisa – investigar idéias e percepções dos sujeitos sobre implicações do tema em cursos específicos de formação de professores de Ciências e Biologia – as respostas a algumas questões selecionadas configuraram compreensões emergentes, como: a possibilidade de uma abordagem integrada da Bioética a outras disciplinas do curso; a educação para a argumentação e o senso crítico, possibilitada pela aplicabilidade da Bioética através da discussão de situações de conflito e estudos de caso; os medos e anseios de uma abordagem interdisciplinar; a Bioética vista como uma atitude e a atitude como princípio básico para a abordagem bioética. Sobretudo, a emergência dessa discussão é latente e relevante nas perspectivas do mundo atual, sendo tão fundamental quanto o conhecimento do tema e sua divulgação a toda a sociedade.Todavia, esta pesquisa não pretende resolver questões sensíveis aos olhos da educação ou mesmo pouco discutidas no âmbito da educação nacional, mas se delineou no intuito de abrir novas discussões sobre a relevância dessa vertente da Bioética e de um processo reflexivo em torno dele. | pt_BR |
dc.description.abstract | Aiming to reflect on beddings and involved aspects in a subject of great current quarrel, the Bioethics, and considering the importance of the process of initial formation of professors, this research focuses implications of the Bioethics in the cognitive and human being formation of professors in Biological Sciences. In a context that sends to the Bioethics educational questions, by means of a qualitative boarding, it searches the understanding of the phenomena from a literal and oral analysis of the professors conceptions of a university about the implications of the Bioethics in the formation of the professionals of the education in Sciences and Biology. One of the few referring consensuses to the Bioethics is not to be possible to appraise something that does not determine substantive rules or norms, but that is kept in the reflection, the plurality and the current context. In coherence with the objective of the research - to investigate ideas and perceptions of the citizens on implications of the subjects in specific courses of formation of professors of Sciences and Biology - the answers to some selected questions had configured emergent understandings, as: the possibility of an integrated boarding of the Bioethics to others subjects of the course; the education for the argument and the critical sense, made possible for the applicability of the Bioethics through the quarrel of situations of conflicts and studies of case; the fears and yearnings of a boarding to interdisciplinary; Bioethic seens as an attitude and this attitude as a basic principle for the bioethics referring. However, the emergency of this quarrel is latent and excellent in the perspectives of the current world, being so basic as much as the knowledge of the subject and its spreading to all the society.Although, this research does not intend to decide sensible questions to the eyes of education or even not very well discussed in the environment of the national education, but it delineated in intention to open new quarrels on the relevance of this source of the Bioethics and a reflective process about it. | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | BIOÉTICA | pt_BR |
dc.subject | PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL | pt_BR |
dc.subject | CIÊNCIAS - ENSINO | pt_BR |
dc.subject | BIOLOGIA - ENSINO | pt_BR |
dc.title | A bioética num enfoque educacional: implicações na formação de professores de ciências e biologia | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Física | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.degree.date | 2007 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertação e Tese
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