Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento:
https://hdl.handle.net/10923/2921
Tipo: | masterThesis |
Título: | Uma investigação acerca das práticas docentes no ensino superior de matemática envolvendo o uso de softwares educacionais |
Autor(es): | Wilges, Angela Maria |
Orientador: | Giraffa, Lucia Maria Martins |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Data de Publicação: | 2006 |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR MATEMÁTICA - ENSINO SOFTWARE EDUCACIONAL PRÁTICA PROFISSIONAL INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa envolve o uso do computador no contexto das atividades dos docentes de Matemática, em ambiente universitário, considerando as universidades gaúchas que possuem Institutos ou Faculdades de Matemática, nas quais existem laboratórios de informática dedicados às atividades pedagógicas. Foram considerados como sujeitos de pesquisa apenas os docentes que utilizam softwares educacionais como ferramenta de suporte às suas atividades pedagógicas. Nessas unidades considerando-se que os professores têm um papel importante para que o computador seja efetivamente usado como um recurso auxiliar para aprendizagem dos alunos, a pesquisa buscou investigar as práticas e metodologias utilizadas pelos docentes, a fim de verificar como eles estão utilizando os recursos computacionais nas suas disciplinas de graduação. This volume presents our research results regarding Math teacher’s methodologies using computers to support their activities in real classes. We selected teachers from Faculties and Universities in Rio Grande do Sul, Brazil. Teachers have an important role in order to guarantee the effectiveness of computers applied to educational processes. We selected only teachers that really work with their students using educational software to support practical activities regarding Math learning processes. The research identified the best methodologies and practices used by these teachers to help them to aid their students to build up Math concepts. The main contribution of this thesis is to give to Math teachers some guidelines related to educational software tools to be used to support the teaching-learning process associated to Math in undergraduate courses. |
URI: | http://hdl.handle.net/10923/2921 |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
|
Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.