Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2931
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorViali, Loríen_US
dc.contributor.authorZeferino, Rosane Scandolaraen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:51:25Z-
dc.date.available2013-08-07T18:51:25Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2931-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo investigar as concepções dos alunos do Curso Normal Médio a respeito do ensino de Matemática e de Estatística e comparar a percepção dos alunos do 3º e 4º anos sobre a Estatística a partir de duas abordagens de ensino: aula tradicional e aula com utilização de recursos computacionais. O delineamento deste estudo foi do tipo observacional descritivo. Participaram numa primeira etapa todos os alunos de um curso Normal Médio de uma Escola do interior gaúcho e numa segunda etapa os alunos do 3º e 4º anos deste mesmo curso. Foram aplicados dois questionários, sendo que no primeiro foi investigada a percepção dos alunos em relação à Estatística, bem como a satisfação com relação à carga horária da disciplina de Matemática no curso Normal Médio. Também os alunos responderam como classificariam o relacionamento deles com a disciplina de Matemática e ainda apresentaram sugestões de mudanças na sua forma de ensino. O segundo questionário teve como objetivo fazer uma coleta de dados para a organização de um banco de dados. A proposta de trabalho foi desenvolvida no primeiro trimestre de 2009, a partir do banco de dados obtido. Com os alunos do 3º ano utilizou-se o método chamado de tradicional de ensino, em sala de aula, com aulas expositivas e dialogadas e no 4º ano no laboratório de informática fazendo uso de planilha eletrônica. As principais atividades desenvolvidas foram: construção de tabelas, gráficos, cruzamento de dados e cálculos estatísticos.No final das atividades foi aplicado um novo questionário envolvendo as turmas de 3º e 4º anos visando coletar informações para fazer uma análise comparativa das duas formas de abordagem de ensino. Em relação às aulas tradicionais os alunos afirmaram que as aulas eram repetitivas e pouco interessantes, ao passo que, as aulas com recursos computacionais tornavam o trabalho atrativo, criativo, inovador e o professor sendo um mediador do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the students’ conceptions of Normal Middle Course concerning the teaching of Mathematics and Statistics and compares the perceptions of students of 3rd and 4th years on from two statistical approaches to education: classroom and traditional classroom with use of computer resources. The design of this study was a descriptive observational. Participated in a first step all students of a normal course of a Middle School and a second step the students of 3rd and 4th years of this same course. Two questionnaires were applied, which was first investigated in the perception of students on Statistics, as well as satisfaction with regard to working hours of the discipline of mathematics during Normal Medium. Students also responded to classify the relationship of them with the discipline of mathematics and also had suggestions for changes in their way of teaching. The second questionnaire had the objective to collect data for the organization of a database. The proposed work was developed in the first quarter of 2009 from the database obtained. With the students of 3rd year using the method called traditional education in the classroom with lecture classes and dialogue and in the 4th year in the laboratory computer using the spreadsheet.The main activities were: construction of tables, graphs, cross-checking and statistical calculations. At the end of activities was implemented involving a new questionnaire for the classes 3 and 4 years to collect information to make a comparative analysis of two forms of approach to teaching. For traditional classroom students said that classes were repetitive and not very interesting, while the classes with computer resources made the work attractive, creative, innovative teacher and being a mediator of knowledge.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.subjectESTATÍSTICA - METODOLOGIApt_BR
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectPLANILHAS ELETRÔNICAS (COMPUTAÇÃO)pt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleEnsino de estatística com e sem recursos tecnológicos: uma investigação com normalistaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000419236-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,42 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.