Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2947
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRamos, Maurivan Güntzelen_US
dc.contributor.authorForster, Carolina Jardim Firpoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:51:32Z-
dc.date.available2013-08-07T18:51:32Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2947-
dc.description.abstractEste trabalho relata uma investigação, cujo objetivo foi compreender de que modo uma Unidade de Aprendizagem, baseada no Educar pela Pesquisa, pode contribuir para a aprendizagem significativa do tema sobre compostos inorgânicos no Ensino Médio. A investigação foi realizada com uma turma de alunos matriculados na primeira série do Ensino Médio em uma escola da rede privada de ensino de Porto Alegre, RS. A Unidade de Aprendizagem foi desenvolvida no segundo trimestre de 2011. A pesquisa desenvolveu-se com base em uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionários, para a identificação dos conhecimentos prévios e posteriores ao desenvolvimento da Unidade de Aprendizagem e registros realizados pela pesquisadora ao longo das atividades. Para a análise e interpretação dos dados coletados antes, durante e após o desenvolvimento da Unidade de Aprendizagem, foi utilizada a metodologia da Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007). A partir da análise percebeu-se como as atividades desenvolvidas possibilitaram a identificação de mudanças no saber inicial dos sujeitos, destacadas pela complexificação de suas concepções nas descrições finais do estudo. Este trabalho proporcionou que as estratégias pedagógicas desenvolvidas na investigação possibilitassem a ampliação do conhecimento. Constatou-se a relevância da abordagem de metodologias diferenciadas em sala de aula para uma concretização no processo de ensino-aprendizagem. Destacam-se como conclusões, a importância da abordagem de temas relevantes, da consideração de informações a respeito dos conhecimentos iniciais e interesses dos alunos e da interação professor-aluno no desenvolvimento da pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThis paper reports an investigation aimed to understand how a Learning Unit, based in Education by Research can contribute to meaningful learning about inorganic compounds in high school. The study was conducted with a group of students enrolled in first grade high school students in a private school education in Porto Alegre, RS. The Learning Unit was developed in 2011. The research was developed based on a qualitative approach: a case study. The instruments of data collection were questionnaires, to identify initials knowledge and subsequent development of the Learning Unit and notes held by the teacher throughout the activities. For analysis and interpretation of data used the Discoursive Textual Analysis proposed by Moraes and Galiazzi (2007). From the analysis it was perceived as the activities allowed the identification of changes in the initial knowledge of the subjects highlighted the complexity of his views on the final explanations of the study. This work provided that the teaching strategies developed in the research enabled the expansion of knowledge. It was noted the relevance of the approach of different methodologies in the classroom to an embodiment of the process of teaching and learning.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectPESQUISA EDUCACIONALpt_BR
dc.subjectCOMPOSTOS INORGÂNICOSpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectQUÍMICA - ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.titleUnidade de aprendizagem fundamentada no educar pela pesquisa sobre compostos inorgânicos: estudo de casopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000448144-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,93 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.