Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2960
Tipo: masterThesis
Título: Ciência em revista: a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias em quadrinhos
Autor(es): Nörnberg, Igor Ferreira
Orientador: Moraes, Roque
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: CIÊNCIAS - ENSINO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Resumo: O ensino de Ciências tem como uma de suas funções a construção de uma nova linguagem que possibilite a ampliação da leitura do mundo. A apropriação deste tipo de linguagem requer uma constante impregnação, além de abordagens dinâmicas que permitam aos alunos desenvolverem seus saberes de maneira lógica e crítica. O uso das histórias em quadrinhos pode possibilitar o desenvolvimento do conhecimento científico devido ao seu caráter singular de expressão que desperta a criatividade e a imaginação. O objetivo desta dissertação foi analisar a interpretação que alunos da sexta série do Ensino Fundamental fazem a partir dos quadrinhos, além de investigar a sua utilização como instrumento didático. Para isso, foram coletadas interpretações dos alunos sobre tirinhas do Níquel Náusea. Também foi desenvolvido um trabalho de pesquisa que teve como ponto de partida tirinhas que os próprios alunos levaram para a aula. A pesquisa apresenta uma abordagem naturalística-construtiva, e as informações foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). As histórias em quadrinhos demonstraram ser uma importante ferramenta que aproxima a vida escolar com o cotidiano dos alunos, o que pode facilitar a verificação dos conhecimentos prévios. A utilização dos quadrinhos nas aulas de Ciências não pretende ser uma metodologia única, tratando-se apenas de mais uma opção para a alfabetização científica.
Teaching Science has as one of its functions building a new language that enables a broad reading of the world. The appropriation of this kind of language needs constant impregnation as well as dynamic approaches that allow students to develop their knowledge in a logical and critical way. Using comic strips can enable the development of scientific knowledge due to their unique characteristic of expression that can arise creativity and imagination. The aim of this dissertation has been analyze six grade students' comic strips interpretation, besides investigating the use of this material as a didactic tool. In order to do it, students' interpretations about Níquel Náusea's comic strips have been collected. A research has also been developed and had its starting point from comic strips brought by the students themselves. The research presents a constructive-naturalistic approach, and the information has been analyzed through the Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2007). The comic strips have proved to be an important tool that could approach school and everyday students' lives. Using comic strips in Science teaching do not intend to be the only methodology to be used, but one more option to the scientific literacy.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2960
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000401955-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,79 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.