Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2987
Tipo: masterThesis
Título: Ambientes interativos e a aprendizagem do conteúdo de soluções no ensino médio
Autor(es): Lara, José Ivan Marques
Orientador: Basso, Nara Regina de Souza
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2008
Palabras clave: EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
ANÁLISE DO DISCURSO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
INTERATIVIDADE
PESQUISAS
Resumen: Este trabalho de pesquisa tem por objetivo avaliar as contribuições de uma proposta de ensino para o conteúdo de soluções, na disciplina de Química, por meio de uma unidade de aprendizagem, feita com os alunos de uma turma de segundo ano do ensino médio em uma escola pública, levando em consideração visitas a ambientes interativos, como Museus, e atividades envolvendo provas do ENEM, disponíveis nos bancos de dados do INEP. O problema central da pesquisa foi o seguinte: De que forma uma proposta educacional que inclua contribuições de museus regionais e museus interativos pode contribuir para a aprendizagem do conteúdo de soluções no ensino médio, considerando o desempenho dos alunos da cidade de Carazinho, evidenciado pelos bancos de dados do INEP? No contexto da investigação, a unidade de aprendizagem foi construída considerando os princípios do educar pela pesquisa. As respostas aos questionamentos deste trabalho de pesquisa foram feitas pelo método da Análise Textual Discursiva, em uma abordagem qualitativa e descritiva, voltada à compreensão das informações contidas nos depoimentos através da análise das escritas dos alunos, pela qual se chegou ao resultado deste trabalho. Como resultados da aplicação da unidade de aprendizagem em ambientes interativos os alunos destacaram a participação, a criatividade, a liberdade de ação e a responsabilidade como valores empregados no trabalho. E esta nova visão levou os alunos a melhorarem o seu desempenho, não só nas aulas de química, mas em outras disciplinas.
This research has a objective to create a suggestion a education to matter of solving, in Chemistry, by learning units, produce by students of high school, in public education, in considerations visiting in interactive ambient and museums and actives involving examinations by ENEM. Student’s learning in this paper will be availed by questions of examinations by ENEM, available in home page of INEP. The principal problem is this: What a kind education that including, regional museums and interactive museums cold are help to learning in the matter of solving in the high school, considering the performance of students the Carazinho city, evidencing by information of INEP? In the context of research, the learning units would be building considering the doctrine of teaching via research. The answers by questions of this paper would make in Discursive Textual Analysis, in a qualitative and descriptive boarding, turned to comprehension by information in the deposition by analysis for hand-writing of the students, and for this arrives the result of this paper. Like results of the applications by learning units in interactive ambient the students says that participations, creativity, freedom of actions and responsibility whit values in the works. And this new visions them to make a better in your performances, not only in chemistry, but in all instruction.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2987
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000403148-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo401,62 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.