Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3001
Tipo: masterThesis
Título: Atitudes de estudantes do ensino médio em relação à física
Autor(es): Menegotto, José Carlos
Orientador: Rocha Filho, João Bernardes da
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: FÍSICA - ENSINO MÉDIO
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
PROFESSORES - ENSINO MÉDIO
Resumo: A presente pesquisa apresenta uma abordagem educacional, principalmente para o Ensino de Física, considerando princípios pedagógicos que poderão ser analisados e seguidos pelos educadores que buscam promover melhorias na ação educativa e, obviamente, na aprendizagem. Visamos explicitar os sentimentos, atitudes e expectativas de estudantes do Ensino Médio quanto à prática educativa utilizada pelo professor, frente à relação entre professor e aluno e aos conteúdos trabalhados na disciplina de Física. Procuramos investigar por meio de teste, questionário e análise teórica, até que ponto o Ensino de Física pode ser melhorado a partir do redirecionamento didático-pedagógico oriundo das sugestões e da superação das falhas apontadas pelos alunos. Percebemos que grande parte dos alunos investigados considera interessantes e importantes os assuntos estudados pela Física, porém os problemas de aprendizagem ocorrem, normalmente, quando o professor não contextualiza os conteúdos trabalhados, quando não considera o conhecimento que o aluno já possui, quando não possibilita a comunicação interativa do aluno ou quando não acolhe o aluno segundo sua condição humana. Essa pesquisa foi desenvolvida dentro do contexto escolar, englobando alunos jovens e adultos envolvidos com o Ensino de Física, em fase final do Ensino Médio, estudando seu entendimento referente à importância e aplicabilidade dos conteúdos trabalhados pela Física. Essas pessoas foram entrevistadas analisando-se suas características, dificuldades e interesses com vistas a perceber possíveis maneiras de aperfeiçoamento e melhoramento das ações didático-pedagógicas para o Ensino de Física e a conduzir o estudante a atingir níveis cognitivos mais elevados.
The present research presents an educational boarding, mainly for the Physics Teaching, considering pedagogical principles that could be analyzed and be followed by the educators who search to promote improvements in the educative actions and, obviously, in the learning. With this study we aim to show the feelings, attitudes and expectations of the students of High School as for the educative practice used by the professor, referring to the relation between teacher and student and to the contents worked in the subject of Physics. We look for to investigate, using tests, questionnaire and theoretical analysis, how much the Physics Teaching can be improved with the didactic-pedagogical new directions that will come from the suggestions and the overcoming of the main faults teachers do, pointed by the students. We perceive that, a big part of the investigated students consider interesting and important the contents studied in Physics. However problems of learning occur, normally, when teachers do not contextualize contents worked, when they do not consider the knowledge the students already own, when they do not enable the interactive communication of the student or when they do not receive the students as their real humane conditions. This research was developed inside the school context, with adult and young students, involved with the Physics Teaching, at the final phase of High School, verifying their referring agreement to the importance and applicability of the contents worked in the Physics classes. These people have been interviewed, analyzing their characteristics, difficulties and interests in order to perceive possible ways of improvement of the didactic-pedagogical actions in the Physics Teaching and to lead the student to reach higher cognitive levels
URI: http://hdl.handle.net/10923/3001
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000388454-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo331,71 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.