Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3012
Tipo: masterThesis
Título: Reconstrução do conhecimento dos alunos sobre ecossistemas por meio de unidade de aprendizagem
Autor(es): Petry, Liane Solange
Orientador: Lima, Valderez Marina do Rosário
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2010
Palabras clave: EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDIZAGEM
SENSORIAMENTO REMOTO
ECOSSISTEMA
Resumen: Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos de 5ª série do ensino fundamental, com a finalidade investigar como ocorre a reconstrução do conhecimento dos alunos, ao vivenciarem uma Unidade de Aprendizagem (UA) sobre Ecossistemas. O desenvolvimento das atividades teve como referência o Educar pela Pesquisa. Os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto foram diagnosticados pela aplicação de um questionário, seguido de atividades diversificadas, como representações por meio de desenhos; construção de mapa conceitual; pesquisas bibliográficas; trilha ecológica; construção de maquetes; visualização e interpretação de imagens obtidas através do software Google Earth. Após a realização de cada atividade, houve momentos de reflexão e socialização dos conhecimentos construídos. Para a coleta de dados foram utilizados diversos instrumentos como questionário, diário de campo, entrevista gravada em áudio, produção dos alunos, observações feitas pela mediadora da UA. Os dados obtidos foram submetidos à Análise Textual Discursiva, fundamentada em Moraes e Galiazzi (2007).Desta análise, emergiram três categorias: a Unidade de Aprendizagem sobre ecossistemas em movimento, na qual se apresentam e se discutem as principais atividades desenvolvidas; motivação e interesse dos alunos para aprender, na qual se apresentam a reflexão sobre as expectativas dos sujeitos e as atividades motivadoras; consciência ambiental e as relações do homem com o ambiente, na qual se discorre sobre a função da escola como espaço de formação da cidadania e consciência ambiental. A investigação permitiu concluir que o uso das diversas estratégias desenvolvidas favoreceu e motivou os alunos no processo de aprendizagem, revelando-se ferramentas para a construção e reconstrução de novos conhecimentos. Durante o desenvolvimento da UA, ficou evidenciada a preocupação dos sujeitos envolvidos com a perda de grande parte dos ecossistemas e de sua biodiversidade.
This research was developed with students from elementary school, whose aim is to investigate how occurs the reconstruction of students knowledge, on the theme ecosystems, when they have an experience in a Learning Unit (LU). The activities were development aimed employing the theoretical basis Education by Research. The students' prior knowledge on the subject were diagnosed by a questionnaire, followed by diversified activities such representations through drawings, concept map constructions, bibliographic searches, nature trail, construction of maquettes, visualization and interpretation of images obtained in software Google Earth. After each activity, there were moments for reflection and socialization of knowledge built. To the data collection were used several tools such questionnaires, field diary, interview recorded on audio, students' productions and comments from the LU mediator. The data were submitted to Discursive Textual Analysis, based on Galiazzi and Moraes (2007). This analysis revealed three categories: the Learning Unit about ecosystems in movement, where we present and discuss the main activities developed; students motivation and interest of to learn, where we reflect of the subjects expectative and motivation to conduct activities; ambient conscience and the man relation with the ambient where we discuss the schools role for the citizenship formation and the ambient conscience. The investigation has concluded that several strategies used of that encouraged and motivated students in the learning process, revealing tools for the construction and reconstruction of new knowledge. During the LU development we observed the involved individuals concern with the loss of most ecosystems and their biodiversity.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3012
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000424665-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo6,28 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.