Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3021
Tipo: masterThesis
Título: A compreensão dos conceitos das funções afim e quadrática no ensino fundamental com recurso da planilha
Autor(es): Braga, Elisabete Rambo
Orientador: Viali, Lorí
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
PLANILHAS ELETRÔNICAS (COMPUTAÇÃO)
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
Resumo: A presente dissertação investigou o processo de compreensão dos conceitos das funções afim e quadrática em alunos da 8ª série do ensino fundamental, mediante a utilização da planilha. Essa pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede particular de ensino de Porto Alegre e foi dividida em três etapas: aplicação de um questionário inicial, objetivando a caracterização dos estudantes e a delimitação da amostra de trinta discentes com características diferenciadas quanto ao conhecimento e à utilização da planilha; aplicação das atividades no laboratório de informática, evidenciando a possibilidade de transferência entre os registros algébrico, tabular e gráfico dessas funções e, por fim, a aplicação de um segundo questionário, com o propósito de avaliar o trabalho realizado. À luz da Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval, é que foram discutidas e analisadas as referidas tarefas. Os dados coletados foram analisados mediante a categorização das respostas dos participantes às questões feitas nos roteiros e suas respectivas construções algébricas, tabulares e gráficas. Concluiu-se que a utilização desse recurso promoveu a compreensão do conceito de função na perspectiva de um trabalho que enfatizou a conversão entre os registros de representação das funções de 1° e 2° graus, conforme preconiza a Teoria de Duval. A análise do último instrumento revelou, ainda, que a utilização da planilha nas aulas de Matemática facilita a aprendizagem do conteúdo desenvolvido de um modo diferente do modelo tradicional.
This dissertation investigated the comprehension process of the concepts of affine and quadratic functions in eighth graders with the help of a spreadsheet. This research was developed in a private school in Porto Alegre and was divided in three stages: application of a questionnaire with the purpose of providing characteristics about the students and originating the choice of a sample group made up of thirty students with distinctive features as for knowledge and use of the spreadsheet; application of eight tasks in the computer laboratory, showing up the possibility of transference between the registers of algebraic, tabular and graphic of these functions, and, then, the application of a final questionnaire aiming at assessing the work done. The above mentioned tasks were discussed and analyzed in the light of the theory of Registers of Semiotic Representations by Raymond Duval. The collected data were interpreted through the categorization of the answers provided by the participants to the questions made in the handouts and their respective algebraic, tabular and graphic representations. lt is concluded that the use of this tool favored the comprehension of the concept of function in the perspective of a project that emphasized the conversion between the representation registers of the affine and quadratic functions, according to Duval’s theory. The analysis of the last tool indicated that the use of a spreadsheet in Math classes still facilitates the content learning process developed in a distinctive way from the traditional model.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3021
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