Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/3038
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGiraffa, Lucia Maria Martinsen_US
dc.contributor.authorGarcez, Claudia Rosaneen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:08Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:08Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3038-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa buscou investigar a possibilidade de se utilizar um blog para auxiliar na integração e no retorno/reinclusão do aluno-paciente ao ambiente escolar, tendo este vivenciado durante um período determinado de tempo, apenas um contexto direcionado a sua doença. A fundamentação teórica é baseada em autores que acreditam na Pedagogia hospitalar como Matos e Mugiatti e Giordan com a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) como auxiliar na área de Ciências e em outros estudiosos como Franco, Vigotski, Vasconcelos. O trabalho buscou integrar três áreas do conhecimento: Educação, Saúde e o estudo de Ciências com a utilização do Blog como mediador na aprendizagem do aluno-paciente. A metodologia empregada foi baseada em autores como Bogdan e Biklen (1994), Moraes e Galiazzi (2007), autores que proporcionaram suporte teórico para a coleta e analise de dados, a partir da experimentação do Blog e suas ferramentas que contribuiu para a elaboração e fechamento do volume de dissertação; oportunizou subsídios para a reflexão em relação à proposta da investigação. Os resultados demonstraram que as atividades realizadas na área de Ciências mediadas pelo blog podem solucionar o problema de exclusão do alunopaciente, do âmbito escolar. Além de manter o aluno-paciente vinculado a sala de aula, também colabora para a sua autoestima, pois ele deixa de viver somente o contexto de sua doença e passa a participar da vida escolar através do ciberespaço.pt_BR
dc.description.abstractThis research was based on a case study that aims to investigate the possibility of using a blog to assist in the integration and re-inclusion of student-patient to the school environment, and this experience during a specified period of time, only one context focused her illness. The theoretical framework is based on authors who believe in the hospital and Pedagogy Matos and Mugiatti Giordan and the Information Technology and Communication Technology (ICT) as an aid in the area of science and other scholars such as Franco, Vygotsky, Vasconcelos. The intended to integrate three areas of knowledge: Education, Health and Science study using the Blog as a mediator in the students and patients. The methodology was based on authors such as Bogdan and Biklen (1994), Moraes and Galiazzi (2007), authors have provided theoretical support for the collection and analysis of data from the trial of the Blog and tools that contributed to the development and closing the volume of paper; ABTCP subsidies for reflection in relation to the proposed research. The results showed that activities in the area of Science mediated blog can solve the problem of exclusion of the student-patient of the school. In addition to keeping the student-patient linked to the classroom also contributes to their self-esteem, because it fails to live only the context of his illness and becomes part of school life through cyberspace.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINOpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectCIBERESPAÇOpt_BR
dc.subjectBLOGSpt_BR
dc.titleUtilizando blog e suas ferramentas para auxiliar a integrar o aluno-paciente à escola: um estudo de caso na área de ciênciaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000419906-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo841,4 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.