Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/3046
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Suzana Mariaen_US
dc.contributor.authorRodrigues, Cristiane Rodrigues deen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:13Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:13Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3046-
dc.description.abstractEste trabalho descreve um estudo de caso, com abordagem metodológica qualitativa, sobre a formação em Ciências Físicas de futuros professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, em um contexto de metodologias, experimentais e virtuais, adotando-se uma abordagem caracterizada por pressupostos construtivistas. Objetivou-se investigar traços do perfil epistemológico desses futuros professores, analisando-se, também, reações positivas e obstáculos identificados no decorrer do processo experimental e virtual, para a elaboração de uma unidade didática sobre a temática “Raios, Relâmpagos e Trovões”. Os resultados apontam obstáculos de ordem conceitual, psico-cognitiva e metodológica, na compreensão, explicação e repercussão dos fenômenos físicos estudados na dimensão real para a virtual. Por outro lado, indicam reações positivas como a preocupação dos sujeitos com a própria formação e com a aprendizagem do aluno.Constatou-se que a metodologia desenvolvida pôde promover, nos sujeitos, uma tomada de consciência da importância e da necessidade do ensino experimental de Física, com o auxilio do computador como recurso pedagógico, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, oportunizando-lhes um contexto de questionamentos, reflexões e construções, baseadas nas experiências, na alfabetização científica a partir da relação teoria e prática, na mediação, no diálogo e no desenvolvimento cognitivo, favorecendo uma educação autônoma e a apropriação de novas concepções metodológicas de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThis paper describes a case-study – following a qualitative-methodological approach - on the education/training of future Physical Sciences teachers in the first grades of primary school in a variety of methodologies, experimental and virtual, according to constructivist based approach. The objective was to investigate the traits of those future teachers´ epistemological profile; positive reactions and obstacles identified during the experimental and virtual processes in order to elaborate a teaching unit on “Lightning, and Thunder”. The results have pointed out methodological, psychocognitive and conceptual difficulties in the comprehension, explanation and repercussion of the physical phenomena studied from the real to the virtual dimension. On the other hand, the results also have shown positive reactions, such as, concern of the subjects regarding their own education and their students´ learning.It was found out that the methodology developed could promote, in the subjects, an awareness of the importance and need of experiments in the teaching of Physics through the use of a computer as a pedagogical resource in the first grades of primary school. Such approach would offer them an environment leading to questionings, reflections and constructions - based on experiments - on scientific literacy from the relationship between theory and practice, on the mediation , on dialog and on the cognitive development, favouring student autonomy and appropriation of new teaching methodological concepts.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO CONTINUADApt_BR
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectFÍSICA - ENSINOpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEnsino de física nas séries iniciais: um estudo de caso sobre formação docente com ênfase na experimentação e na informática educativapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000406644-Texto+Completo+Apendices+e+Anexos-1.pdfTexto Completo Apendices e Anexos16,92 MBAdobe PDFOpen
View
000406644-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo7,33 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.