Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3048
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBorges, Regina Maria Rabelloen_US
dc.contributor.authorMello, Aline de Castilhosen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:14Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:14Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3048-
dc.description.abstractQuestões que envolvem a origem da vida e a evolução biológica parecem não estar recebendo a devida atenção no ensino. Por se tratar de um tema complexo, a evolução biológica merece uma posição de destaque no ensino e precisa ser trabalhada de forma integrada com os demais conteúdos da disciplina. As Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Biológicas do MEC, inclusive, enfatizam que o ensino de evolução biológica deve servir como um eixo integrador na Biologia (BRASIL, 2001). Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar possíveis problemas relacionados às concepções de estudantes que podem estar servindo como obstáculos à construção do conhecimento sobre o tema evolução biológica. Para isso foi realizado um estudo de caso, sendo solicitado aos estudantes de uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola pública que respondessem um questionário contendo perguntas sobre a importância da Biologia e do estudo da evolução biológica. A pesquisa apresenta uma abordagem naturalística-construtiva. Segundo Moraes (2006), esta abordagem caracteriza-se por uma impregnação intensa dos fenômenos pesquisados para, a partir daí, obter-se descrições e interpretações dos mesmos. As respostas dos alunos foram submetidas a uma Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). A partir das respostas analisadas foi possível identificar problemas que interferem na aprendizagem da Biologia. As respostas dos alunos ao questionário indicaram que muitos conceitos importantes parecem não estar no discurso deles, e talvez isto possa estar relacionado com a falta de integração da evolução com as demais partes da Biologia.Também foi possível perceber que muitas concepções estão presentes de maneira equivocada ou são apresentadas de forma superficial. O trabalho apresenta considerações e sugestões que podem ajudar a minimizar os problemas encontrados, contribuindo, desta forma, para o aperfeiçoamento do ensino de um tema fundamental para o entendimento da Biologia.pt_BR
dc.description.abstractQuestions concerning the origin of life and the biological evolution seem not receive the proper attention in the learning process. Because it is a complex theme, biological evolution deserves a remarkable position in the learning process and needs to be worked in an integrative way along with other contents. Diretrizes Curriculares from MEC to Biological Science teaching emphasize that teaching biological evolution should work as an integrative axis in Biology (BRASIL, 2001). So, the present paper aims to analyze possible problems related to students' conceptions that can work as obstacles in building knowledge about biological evolution. To do it, a study case has been done – senior students were asked to answer a questionnaire about the importance of Biology and the study of biological evolution. The research presents a constructive-naturalistic approach. According to Moraes (2006), this approach is characterized by an intense impregnation of the searched phenomena in order to obtain descriptions and interpretations of themselves. Students' answers were submitted to a Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2007). From the analyzed answers it was possible to identify problems that interfere in Biology learning. These answers showed that many important concepts seem not to be part of the students' speech, and it can be related to a lack of integration between evolution and the other parts of Biology.It was also clear that many conceptions are wrongly present or presented in a superficial way. This work shows considerations and suggestions that can help to diminish some problems, contributing to the learning improvement of such a fundamental theme to Biology understanding.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectBIOLOGIA - ENSINOpt_BR
dc.subjectEVOLUÇÃO - TEORIASpt_BR
dc.titleEvolução biológica: concepções de alunos e reflexões didáticaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000401914-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,29 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.