Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3054
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorChagas, Eva Regina Carrazonien_US
dc.contributor.authorFries, Patrícia Reginaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:15Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:15Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3054-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo identificar e debater as repercussões da metodologia de oficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar na aprendizagem dos participantes desse processo investigativo. Pretende apresentar a abordagem transdisciplinar como uma alternativa para a educação atual, por meio do desenvolvimento de uma oficina pedagógica. É preciso ressaltar que a educação para a saúde e a educação continuada irão permear todo esse trabalho. O aporte teórico que respaldou este estudo fundamenta-se em pensadores como Nicolescu, Delors, Morin e outros que acreditam na abordagem transdisciplinar para a educação do século XXI. Salienta-se a questão do trabalho de aulas-oficina em uma abordagem transdisciplinar visando a uma aprendizagem significativa, dando enfoque a uma prática voltada para a formação do ser integral, em que o espaço pedagógico é considerado um lugar de troca de conhecimentos e respeito à individualidade e à compreensão humana. A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental da rede pública de ensino e caracterizou-se como naturalística-construtiva, de abordagem qualitativa. Foram objetos de estudo os documentos em que os alunos de 6ª série expuseram seu pensamento e reflexões referentes ao tema, enriquecidos pela análise textual qualitativa, proposta por Moraes. A partir deste estudo, é possível afirmar que a aprendizagem dos alunos foi muito significativa, pois proporcionou maior integração, trabalho coletivo, cooperação e contextualização, ultrapassando as barreiras da sala de aula e indo ao encontro da cultura e costumes da população local. Evidenciouse a formação integral do ser humano, seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do planeta, o respeito aos demais seres com quem vive e convive de maneira harmoniosa, para poder se dedicar a uma vida mais plena e de qualidade, em busca da realização individual e coletiva.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper intends to identify and discuss the repercussions about the pedagogical workshop methodology in a transdisciplinar approaching of the participants learning in this investigative process. It intends to present the transdisciplinar boarding as an alternative to the current education by means of the development of a pedagogical workshop . It’s necessary to point out that the education for the health and the continued education will go to permeate this work all. The theoric support which endorsed this study bases itself on thinkers as Nicolescu ,Delors,Morin and others who believe in a transdisciplinar approach for the twenty-first century education. It’s being emphasized the question of the workshop classes in a transdisciplinar focus aiming at a significant learning ,focalizing a practical one come back toward the formation of the integral being,where the pedagogical space is considered a place of exchange of knowledges and respect to the individuality and human understanding. The study was carried through in a basic school of the public net of education and was characterized as naturalistic-constructive,of qualitative approaching. They have been objects of study, the documents in which the students of the sixth grade have displayed their referring thoughts and reflections to the subject , enriched for the qualitative literal analysis,purposed by Moraes. From the present study,it’s possible to state that the students learning was much significant because it provided a greater integration ,a collective work,cooperation and a contextualization , overcoming the classroom barriers and running into the local population culture and customs.It was cleared up that the integral human being formation ,its commitment with the sustainable development of the planet ,the respect to the other beings who live and coexist with in harmony,in order to dedicate itself to a fuller and qualitative life ,searching for a collective and individual accomplishment.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectOFICINAS PEDAGÓGICASpt_BR
dc.subjectTRANSDISCIPLINARIDADEpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectPLANTAS MEDICINAISpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO E SAÚDEpt_BR
dc.titleOficina pedagógica em uma abordagem transdisciplinar: repercussões na aprendizagempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000395064-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo173,87 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.