Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/3055
Type: masterThesis
Title: Desenvolvendo a ética ambiental por meio de uma unidade de aprendizagem sobre educação ambiental
Author(s): Bins Neto, Ricardo Carlos
Advisor: Lima, Valderez Marina do Rosário
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2008
Keywords: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ÉTICA AMBIENTAL
APRENDIZAGEM
Abstract: Pela estruturação e execução de uma proposta de abordagem da Educação Ambiental, embasada nos preceitos do educar pela pesquisa, acompanhou-se o desenvolvimento da ética ambiental nos alunos participantes do projeto. Ao realizar o levantamento das idéias prévias dos estudantes acerca do ambiente e das relações entre o ser humano e a natureza, constatou-se que eles já possuíam significativo senso de responsabilidade em relação às intervenções humanas no meio. O engajamento na Unidade de Aprendizagem sobre Educação Ambiental possibilitou, portanto, não a formação propriamente dita de uma ética do ambiente, mas seu desenvolvimento, e qualificação. A Unidade de Aprendizagem foi percebida pelo pesquisador como uma possibilidade de exercício da ação comunicativa, e o desenvolvimento dos trabalhos, com base no questionamento reconstrutivo exercitou a autonomia intelectual dos estudantes, indispensável para sua atuação como sujeitos críticos e éticos. Os alunos ampliaram seus conhecimentos relacionados ao ambiente pela discussão de conceitos significativos para a ética ambiental e pela construção de concepções igualmente significativas, como a relevância de pequenas ações para a natureza quando coletivas. Ao reconhecerem a problemática ambiental como conteúdo a ser abordado em múltiplas dimensões da vida humana que se inter-relacionam, os estudantes perceberam que as reflexões éticas sobre as intervenções humanas no ambiente são específicas, embasadas em concepções e valores presentes no contexto. Esta pesquisa não teve o objetivo de discutir filosoficamente o processo de formação da ética do ambiente.
Executing a project of Environmental Education structured within the precepts of teaching by research theory, we attempted to understand the process of developing an environmental ethic in the students engaged in the project. Investigating their previous thoughts about environment and relation between human beings and nature, we realized that the students already had a significant sense of responsibility about human interventions in the planet. The engagement in the project made possible, therefore, not properly the formation of an environmental ethic, but its development, qualifying it in two ways: firstly, the project was seen by the researcher as a possibility of exercising communicative actions, and the discussion of several Environmental Education themes contributed to the student’s intellectual autonomy, essential for their actuation as critical and ethical subjects. Secondly, the students also amplified their knowledge about the environment, discussing important concepts to environmental ethic and building equally important conceptions, as the relevance of small attitudes positive to the nature when collective. Recognizing the environmental problem as an issue to be approached in multiple dimensions of human life that are connected to each other, students also realized that the ethical reflections about human interventions in environment are specific, influenced by the conceptions and values present in that context. We point out that in our research we didn’t have the porpoise of discussing philosophically the formation of an ethic of the environment.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3055
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000401916-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,7 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.