Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/3056
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHarres, João Batista Siqueiraen_US
dc.contributor.authorAgne, Luciano Sant’anaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:16Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:16Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3056-
dc.description.abstractO presente trabalho investigou as relações entre as concepções sobre a natureza do conhecimento matemático, as propostas didáticas e as concepções de ensino em pesquisas de mestrado em Educação Matemática. Foram escolhidas dissertações nas quais os alunos realizaram pesquisa em sala de aula apoiadas no princípio teórico Educar Pela Pesquisa. Treze dissertações de mestrado do programa de Pósgraduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS foram analisadas. A investigação teve abordagem qualitativa interpretativa. Para análise das informações foi utilizado o método da Análise Textual Discursiva. Três dimensões foram consideradas nesta análise: as propostas didáticas empregadas nas atividades em sala de aula, as concepções sobre a natureza do conhecimento matemático e as concepções sobre ensino implícitas. Como referencial teórico, as concepções sobre a natureza do conhecimento matemático foram analisadas segundo as categorias filosóficas “realismo” e “antirrealismo”, conforme Hacking (1983), Manno (1973) e Del Vecchio Jr. (2010). As concepções de ensino foram analisadas segundo os pressupostos do Educar Pela Pesquisa. Os resultados revelaram que o ensino de Matemática fundamentado no Educar Pela Pesquisa em sala de aula ajudou a promover a aprendizagem de conceitos matemáticos, permitindo a construção destes conhecimentos. Também foi constatado que, mesmo defendendo propostas pedagógicas fundamentadas em pesquisa em sala de aula, as pesquisas investigadas apresentam uma concepção absolutista acerca da natureza do conhecimento matemático.pt_BR
dc.description.abstractThis study has analysed the connections between the conceptions about the nature of mathematical knowledge, teaching plans and the conceptions about teaching found in Masters in Mathematical Education researches. Studies which featured classroom research based on the theory of Education Through Research were selected. Thirteen Master’s dissertations from the PUCRS Master Degree Program in Science and Mathematics Education have been analyzed through a qualitative and interpretive approach. The Discoursive Textual Analysis was used to data analysis. Three aspects were considered: teaching plans used in classroom activities, conceptions of the nature of mathematical knowledge, and the underlying conceptions of teaching. As a theoretical framework, conceptions about the nature of mathematical knowledge were analyzed according to the categories philosophical “realism” and “antirealism” as Hacking (1983), Manno (1973) and Del Vecchio Jr. (2010). The conceptions of teaching were analyzed according to the assumptions of Teach For Search. The results show that the teaching of Math based on Education Through Research helped the learning of mathematical concepts, allowing for the construction of that knowledge. It was also noticed that, despite the use of teaching plans based on research in the classroom, the studies analyzed show an absolutistic conception of mathematical knowledge.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectConcepção matemática; Concepções de ensino; Educar pela Pesquisa; Propostas didáticaspt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectENSINO - PESQUISASpt_BR
dc.subjectPEDAGOGIApt_BR
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpt_BR
dc.titleRelações entre concepções sobre a natureza do conhecimento matemático, propostas didáticas e concepções de ensino em dissertações em educação matemática do PPGEDUCEM da PUCRSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000447215-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo561,36 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.