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dc.contributor.advisorPortanova, Ruthen_US
dc.contributor.authorDias, Rozangela Vieiraen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:22Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:22Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3070-
dc.description.abstractA intenção deste estudo foi investigar a relevância do trabalho contextualizado como provocador de mudança no posicionamento dos alunos frente à Matemática e na sua integração na sociedade. Foi através de atividades motivadoras, da participação intensa dos alunos, nos debates, diálogos e questionamentos que o estudo sobre porcentagem aconteceu em uma turma de alunos da 2ª série do Ensino Médio, oriundos de famílias plantadoras de fumo na região de Camaquã, RS. A fundamentação teórica foi construída a partir da etnomatemática e da formação de um sujeito crítico, utilizando-se de princípios da construção do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e os dados foram obtidos nas observações, questionários, diálogos e resolução de exercícios. Os alunos, durante as interações, utilizaram a linguagem do seu cotidiano para apresentar, discutir e defender suas idéias. As análises e os resultados evidenciaram que a construção dos conceitos esteve associada à aplicabilidade dos conteúdos no cotidiano dos alunos e que os espaços criados para discussões em sala de aula proporcionaram a aprendizagem matemática e o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e do senso crítico dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThe intention of this study was to investigate the relevance of the contextualized work as something that provokes changes in the student’s position towards Mathematics and in its integration in society. It was through motivating activities, the student’s intense participation in debates, dialogues and questionnaires that the study about percentage happened in a class with students in the second year of High School originally from families that plant tobacco in Camaquã, RS. The theoric fundamentals have been built from Ethnomathematics and the formation of a critical individual, utilizing principles of the knowledge construction. It’s about a qualitative research, and the data were obtained from the observations, questionnaires, dialogues and exercises activities done in class. The student’s, during the interaction, used their every day language to present, to discuss and to defend their ideas. The analyses and the results showed that the construction of the concepts have been associated to the application of the contents in the student’s every day living and that the spaces created for discussion in the classroom provided the Mathematics Learning Process and the student’s autonomy, creativity and critical sense development.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpt_BR
dc.subjectMATEMÁTICA - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectETNOMATEMÁTICApt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO uso de porcentagem no cotidiano dos alunospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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