Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3084
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoraes, Roqueen_US
dc.contributor.authorSchwingel, Alexandra Mariaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:30Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:30Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3084-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada ao longo do primeiro semestre de 2006 (2006 A), com os alunos da disciplina de Estágio, do Ensino Profissionalizante, de uma escola privada do Vale do Taquari. Trata-se de um trabalho que teve por objetivo investigar o desenvolvimento de um projeto de pesquisa destes alunos. Para desenvolver essa capacidade, os alunos trabalhavam com os pressupostos do Educar pela pesquisa (autonomia, construção e reconstrução do conhecimento), Utilizando o ambiente interativo dos “grupos” de Internet para que os alunos socializassem as suas pesquisas para a apreciação crítica do professor e dos colegas. Como resultados desse processo, destacam-se comunicação entre os sujeitos via os grupos, o acompanhamento, mesmo que a distância, do mediador garantindo segurança aos sujeitos da pesquisa e as orientações do professor para qualificar a produção textual dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis research was done in the first semester of 2006 (2006 A), with the students of a discipline of a Professionalizing Course in a private school in Vale do Taquari. It is about a work that had as the objective to investigate the development of a research project t conducted by these students. In the study the students were stimulated to work based on “education through research” (the autonomy, construction and reconstruction of the knowledge), using the interactive environment of the “group” of Internet so that the students socialized theirs research for the critical appreciation of the teacher and the colleagues. As results of this process, there was observed an active communication between the students through the Internet “groups” the importance of the accompaniment, even at by the distance, by the mediator allowing security to the students research’s and for the textual productions of the students, with teachers’ orientation.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO A DISTÂNCIApt_BR
dc.subjectINTERNET NA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.subjectENSINO EM GRUPOpt_BR
dc.titleA inserção da informática como instrumento de pesquisa para a qualificação do processo didático no ensino profissionalizantept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000391945-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo216,23 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.