Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3087
Tipo: masterThesis
Título: Produção escrita: contribuições para a construção de conhecimentos nas aulas de ciências no ensino fundamental
Autor(es): Machado, Débora Serpa
Orientador: Lima, Valderez Marina do Rosário
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2007
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL
ESCRITA - APRENDIZAGEM
CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo estudar uma transformação nas aulas de Ciências cujas metodologias utilizadas pretenderam gerar mudanças na construção de conhecimentos, pelos estudantes, utilizando a produção escrita como maneira de promover essas mudanças. Este estudo apresenta uma investigação realizada com alunos do ensino Fundamental de uma escola estadual, na cidade de Porto Alegre. A abordagem qualitativa direcionou esta investigação, centrada na análise das produções textuais dos estudantes, registros de campo e gravações de falas dos estudantes. O estudo resultou na organização de quatro categorias. A primeira, Surgindo Autores em Sala de Aula, discute os efeitos da prática de escrever textos para que o aluno se assuma como autor do material por ele produzido. A segunda categoria, Mudanças em Sala de Aula, apresenta as modificações inseridas nas aulas e a repercussão na aprendizagem do estudante e na relação estabelecida entre ele e os colegas e também com a professora. Na terceira categoria, Avaliação e Auto-avaliação, é dada ênfase à importância da auto-avaliação para que o aluno se perceba, nesse processo de construção de conhecimentos, e para que o professor possa rever sua prática. A última categoria, Autonomia, discute o quanto as atividades elaboradas proporcionaram aos estudantes o pensamento crítico, a reflexão,a honestidade e a capacidade de emitir opinião, características de pessoas autônomas.
This research had in his focus study a transformation in the Science classes whose methodologies have wanted to create changes in a construction of knowledges, by the students, using a written production so that to promove these changes. This study presents a investigation performed with students in a Fundamental Public School, in the city of Porto Alegre. The qualifying handling has directed this investigation, centered in the analysis of the students´ text productions, field registers and speaking records of them. The study has resulted in a organization of four categories. The first of them, Appearing some Authors in the Classroom, discuss the effects of the experience to write texts so that this student assume himself as the author of the material produced by him. The second category, Changes in the Classroom, presents the modifications inserted into the classes and the repercussion with students´ learning and the relation established among him and their partners as well the teacher. In the third category, to the Evaluation and Self-evaluation so that the student perceive himself, in this process of construction knowledges, and so that teacher can review his practice. The last of them, Autonomy, discuss how much elaborated activities have proposed to the students a critical thought, reflexion, honesty and a capacity to emit a certain opinion about the things in general, characteristic of autonomous people.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3087
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