Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3091
Tipo: masterThesis
Título: A interação da modelação com as TIC: uma análise no interesse dos estudantes em aprender matemática
Autor(es): Machado, Alexandre Leiria
Orientador: Biembengut, Maria Salett
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2012
Palabras clave: EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
MODELOS MATEMÁTICOS
Resumen: Nesta dissertação, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é apresentada uma pesquisa cujo objetivo foi analisar o interesse dos estudantes do Ensino Médio em aprender matemática por meio da modelação integrada à tecnologia. Divide-se em quatro etapas – Mapas. No mapa de identificação constam justificativa, objetivo e procedimentos metodológicos da pesquisa. O mapa teórico explana a literatura suporte referente às três vertentes teóricas: Interesse, Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação. No mapa de campo, fez-se a organização do processo, a elaboração e a aplicação das atividades pedagógicas. Os dados empíricos foram obtidos a partir do trabalho realizado com um grupo de 14 estudantes do 1o ano do Ensino Médio de uma Escola Pública do município de Porto Alegre (RS). Eles participaram como voluntários em horário extraclasse. No mapa de análise, sob análise qualitativa realizada a partir de um estudo de caso, fez-se a interação entre os mapas teórico e de campo, o que permitiu identificar momentos de interesse e desinteresse dos estudantes durante as três fases da modelação. Ao final, desses 14 estudantes, cinco deles dispunham de um modelo gráfico e demonstraram interesse durante todo o processo nas experiências e nas relações, o que permitiu que aprendessem a pesquisar.
The study presented in this thesis, undertaken in the Graduate Program in Science and Mathematics Education at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS), was aimed at assessing High School students' level of interest in learning mathematics through technology-assisted modeling. This work is comprised of four parts (maps). The identification map consists of justification, objectives and methodological procedures. The theoretical map explains three approaches suggested by the support literature: Interest measurement, Mathematical Modeling and Information and Communication Technologies. The field map shows the organization of the process as well as the development and implementation of educational activities. The empirical data used for the map were obtained from work carried out with a group of 14 first-year High School students at a Porto Alegre (RS) public school. All subjects took part in the study as volunteers during out-of-school time. In the analytical map, which was based on a quantitative analysis of a case-study, the theoretical and field maps were superimposed, allowing for the identification of moments of low and high levels of student interest during the three phases of the model. In the end, out of 14 students, 5 had a graphical model available. All displayed interest in the experiences throughout the process, which allowed them to learn how to conduct research.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3091
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000442332-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,68 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.