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dc.contributor.advisorRocha Filho, João Bernardes daen_US
dc.contributor.authorStamberg, Cristiane da Silvaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:39Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:39Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3113-
dc.description.abstractEsta dissertação tem o objetivo de investigar como a interdisciplinaridade é colocada em prática no trabalho pedagógico dos professores de Ciências do nível fundamental, das escolas de São Luiz Gonzaga, no Estado do Rio Grande do Sul. Para atingir este objetivo o presente estudo analisou os depoimentos e colheu informações diretamente de professores, procurando obter dados sobre as suas concepções e vivências em relação à interdisciplinaridade no ensino de Ciências. O conjunto desses dados, associados à fundamentação teórica permitiu as reflexões e análises das percepções, ações a serem assumidas, dificuldades e barreiras a serem enfrentadas pelas escolas que almejam colocar em prática a interdisciplinaridade. Este trabalho mostra que o ensinar e aprender devem ser, sobretudo, atividades de reflexão e diálogo sobre fatos que nos cercam, relacionando-os com o que é ensinado na escola. Do ponto de vista conceitual a revisão inclui metodologias e estratégias de ação interdisciplinar envolvendo o ensino de Ciências. Os dados foram analisados segundo uma abordagem qualitativa, que se orientou por uma Análise Textual Discursiva, investigando as formas de ação interdisciplinar que estão sendo colocadas em prática e as formas de melhorar a prática pedagógica em sala de aula. Os resultados obtidos confirmaram a importância de assumir a interdisciplinaridade na prática pedagógica dos professores, mesmo que os entraves sejam muitos.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to investigate how interdisciplinarity is put into practice in the pedagogical work of teachers of Sciences of the fundamental level, the schools of São Luiz Gonzaga, in the state of Rio Grande do Sul To achieve this goal the present study examined the evidence and collect information directly from teachers, seeking information about their ideas and experiences on interdisciplinarity in the teaching of science. The set of data associated with the theoretical foundation has enabled the analysis of thoughts and perceptions, actions to be undertaken, difficulties and barriers to be faced by schools that aim to put into practice interdisciplinarity. This work shows that the teaching and learning should be primarily a reflection of activities and dialogue on facts that surround us, linking them with what is taught in school. From a conceptual review includes the methodologies and strategies for interdisciplinary action involving the teaching of science. The data were analyzed using a qualitative approach, which is guided by a Textual Analysis discursive, investigating ways of interdisciplinary action being put into practice and how to improve the teaching in the classroom. The results confirmed the importance of taking the interdisciplinary training of teachers in practice, even if the obstacles are many.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.subjectINTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO)pt_BR
dc.subjectPRÁTICA DE ENSINOpt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade na prática pedagógica: ensino e aprendizagem em ciênciaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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